NotíciasResumoSistemas operacionais

Resumão da Semana no Linux e na Tecnologia #3

Seguindo com a nossa série  “Resumão da Semana”, chegamos na terceira versão atualizada e ainda mais completa! Saiba tudo o  que aconteceu de melhor no mundo da tecnologia, Linux, hardware, jogos, aplicativos e afins. Se perdeu a segunda edição, pode conferir aqui.

Esse Resumão da Semana #3 vai do dia 27 até o dia 31 de julho.

Como comentado nos primeiros posts, pode ser que algumas das notícias que vamos  comentar aqui, você já visto em mais detalhes em alguma live (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Distros Linux

Nessa semana que passou, o que mais movimentou a comunidade Linux, foram algumas as novidades relacionadas à algumas distros Linux bem famosas, como Ubuntu, RedHat Enterprise, Fedora e suas distros “filhas”.

Ubuntu 19.10 fim da linha

Como tudo tem um começo e também tem um fim, com o Ubuntu 19.10 não poderia ser diferente. Essa versão do Ubuntu é uma não-LTS e por isso o seu tempo de vida é menor, chegando ao fim essa semana. Fizemos um post explicando melhor e também  como fazer o upgrade para o Ubuntu 20.04.

Red Hat Enterprise Linux 8.3 Beta

A Red Hat lançou o Beta do RHEL 8.3, prometendo várias melhorias de segurança (com vários perfis para tal), além de melhorar ferramentas para devs e o trabalho remoto. Foram adicionados  perfis para o benchmark do Center for Internet Security (CIS) e a Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA), que são perfis de segurança SCAP, oferecendo configurações de segurança adicionais para os administradores de TI, com a finalidade de atender aos requisitos mais rigorosos de conformidade nos setores comerciais e de assistência médica. Também foi  adicionado o System Role for Network-Bound Disk Encryption (NBDE) que irá ajudar a adicionar consistência e repetibilidade na configuração da criptografia de disco e o log. Comentamos mais neste post.

Fedora 33 com novidades

Com o desenvolvimento do Fedora 33 a todo vapor, algumas novidades já começam a “pipocar” na internet, e duas delas chamaram bem a atenção da comunidade. As novidades começam pela troca do Ext4 pelo BTRFS como sistema de arquivos e a adoção do Zram no lugar do SWAP.  Fizemos um post bem completinho explicando melhor essas novidades e mais algumas que estão chegando.

GNOME OS

Para quem acompanha a gente aqui no Diolinux, ficamos sabendo através de vocês que o pessoal do GNOME está com uma distro Linux, chamada de GNOME OS e que ajudaria no desenvolvimento do projeto, para implementações de funcionalidades e correções mais precisas. Tanto que fizemos um vídeo comentando sobre e ainda uma live muito boa feita pelo Cristiano do Comunidade Fedora Brasil com o Georges Stavracas, dev brazuca que ajuda no GNOME que comentou sobre o GNOME OS mais detalhadamente. Recentemente o GNOME soltou um comunicado pedindo ajuda para testar o sistema, confira tudo neste post  vale a pena conferir.

Ubuntu Cinnamon Remix futuro indefinido?

Outro projeto que ganhou as “manchetes” da semana foi o Ubuntu Cinnamon Remix. Projeto esse que queria (ou ainda quer) ser uma flavour oficial do Ubuntu, mas com o Cinnamon como DE. Publicou uma nota informando que o projeto vai ter um “hiato” depois do lançamento do Ubuntu 20.04.1 em 13 de agosto de 2020, pois eles querem focar no objetivo de se tornar de fato uma flavour oficial e que isso tem vários “poréns” para poder acontecer. Para mais detalhes sobre o anúncio, confira esse post bacana.

Mundo do Hardware

Neste segmento, a semana foi um pouco menos agitada, por assim dizer 😅. Quem aparece aqui é o pessoal da System76, que desenvolve o Pop!_OS e vende PCs com o sistema, comentou através do seu Engenheiro Jeremy Soller, que estão quase implementando o Coreboot nos equipamentos com processadores AMD da família Matisse e Renoir. O post completinho e com mais detalhes, você confere aqui.

Tecnologia em Geral

Tivemos algumas outras novidades em um modo geral essa semana, como o lançamento do Mozilla Firefox 79, Dropbox lançado um método de assinatura eletrônica e ele também fechando uma parceria inédita com o Google, em que os donos de Chromebooks recém comprados garantam 100GB de armazenamento gratuito. Também tivemos um tutorial de como instalar o ImCompressor no Linux e mostramos as novidades no Telegram.

Então é isso galera! Chegamos ao fim de mais um Resumão da Semana no Linux e na Tecnologia, com o melhor dos posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!