Como sincronizar suas configurações do VS Code na nuvem

Configurações do VS Code na nuvem

Para quem é adepto do distro hopping como eu, um problema enfrentado recorrentemente é a necessidade de configurar todos os softwares de novo e de novo. Alguns softwares salvam as configurações na nuvem, o que facilita muito, mas outros, como é o caso do VS Code, não possuem essa funcionalidade.

Por sorte, existem extensões para nos ajudar em diversas tarefas, incluindo salvar configurações na nuvem, utilizando uma conexão com o GitHub.

O que é o VS Code

O Visual Studio Code (VS Code para os íntimos) é um editor de código-fonte desenvolvido pela Microsoft e disponibilizado de maneira open source para Windows, MacOS e Linux. Ele possui somente 5 anos de vida mas já é considerado um dos editores mais populares do mercado.

Ele conta com suporte integrado para Git, snippets e possui uma loja de extensões que permite modificar diversos aspectos do aplicativo.

Conheça o Settings Sync

Criado por Shan Khan, o Settings Sync é uma extensão para VS Code que sincroniza suas configurações na nuvem utilizando o GitHub. Esta extensão permite sincronizar configurações do sistema, extensões e suas configurações, temas e atalhos de teclado.

A sincronização é realizada utilizando a ferramenta gist do GitHub, que permite criar e compartilhar trechos de códigos e anotações.

Como instalar o Settings Sync no VS Code

Existem duas maneiras de instalar o Settings Sync no VS Code: através da ferramenta Quick Open, utilizada para abrir arquivos, pastas ou realizar comandos de maneira simples, ou através da própria loja de extensões do aplicativo.

1. Quick Open

Para instalar a extensão através da ferramenta Quick Open, acesse a página da extensão em um navegador e copie o comando de instalação:

ext install Shan.code-settings-sync

Depois, basta abrir o VS Code, iniciar o Quick Open através do atalho CTRL + P e colar o código copiado. Ao apertar enter, o VS Code realizará a instalação da extensão automaticamente.

2. Loja de extensões

O VS Code conta com uma loja de extensões acessível diretamente do aplicativo. É possível instalar a extensão Settings Sync diretamente da loja, e para isto, basta acessá-la no menu lateral esquerdo, clicando no botão “Extensões”, e depois procurar por Settings Sync.

O VS Code conta com uma loja de extensões

Uma aba se abrirá com informações sobre a extensão. Basta clicar no botão Install que a extensão será instalada automaticamente.

Configurando a extensão

Logo após realizar a instalação, uma tela de configuração da extensão será exibida automaticamente.

Dentro da área chamada “Configuration”, clique em “Login with GitHub” e dê permissão para o VS Code abrir uma aba no navegador. Ele realizará a conexão com o GitHub e ao voltar para o aplicativo, será possível selecionar um Gist já existente, ou pular esta etapa, fazendo com que a extensão crie um novo gist.

Pronto! Após realizar estes passos, toda vez que uma configuração nova for realizada, a extensão fará o backup no gist selecionado. 

Toda vez que for realizar uma nova configuração do VS Code, basta selecionar o mesmo gist ao configurar a extensão, e na próxima vez que o aplicativo for inicializado, ele realizará o download de todas as configurações contidas no gist.

Você usa o VS Code? Já conhecia esta extensão? Deixe nos comentários.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Fazendo Dual Boot com Windows 10 e Linux
Continue lendo

Fazendo Dual Boot com Windows 10 e Linux – Tutorial Completo [Vídeo]

Existem muitas pessoas que começam a experimentar o Linux ainda em Dual Boot, eu mesmo fiz isso há alguns anos e acho que esta é uma das formas menos "traumáticas" de se migrar de sistema operacional, por isso, atendendo a pedidos dos inscritos do nosso canal eu resolvi fazer um vídeo para mostrar um "pulo do gato" na hora de fazer Dual Boot com Windows 10 e Linux.
Conheça o Bat, um clone do cat com Asas
Continue lendo

Conheça o Bat, um clone do cat com Asas

Não estamos falando de morcegos e gatos literalmente, mas sim do famoso comando "cat" que permite que você visualize o conteúdo dos arquivos no Linux. Uma das curiosidades do mundo open source e que até coisas básicas, relativamente simples e consolidadas como o comando "cat" podem possuir alternativas. Conheça hoje o "bat".