NotíciasResumoSistemas operacionais

Resumão da Semana no Linux e na Tecnologia #2

Devido ao sucesso do primeiro Resumão da Semana, vamos agora trazer a segunda versão atualizada e ainda mais completa, com o que aconteceu de melhor no mundo da tecnologia, Linux, hardware, jogos, aplicativos e afins.

O nosso Resumão da Semana vai do dia 13 até o dia 25 de julho.

Como comentado no primeiro post, pode ser que algumas das notícias que vamos comentar aqui você já esteja ciente, talvez você já as tenha visto em alguma live (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Mundo dos Games

Nesta edição temos um game solitário aqui nesta categoria 😅, estamos falando do mais recente  lançamento da franquia FarCry, que chega na sua 6ª edição e que será lançado para o Google Stadia (Linux com Vulkan e AMD). O jogo será lançado em 21 de fevereiro de 2021 (se a gente chegar até lá né 😵😂), para mais informações temos este post do fórum.

Distros Linux

Em se tratando do mundo Linux, qualquer um pode fazer a sua própria distro Linux (dando uma lidinha aqui e ali lógico 😅😅) e distribuir para os coleguinhas e familiares. E nesta semana tivemos dois posts lá no fórum bem bacanas sobre duas distros.

Distro Big Linux

A primeira é a distro BR BigLinux, essa encabeçada pelo Bruno, que tem como base o Ubuntu (atualmente na versão 20.04). Ela é uma distro muito agradável de se usar e com bastante recursos, vale a pena o teste. Se você quiser dar aquela espiadinha, confira esse post show de bola pra você.

Distro Omarina Linux

A outra distro que teve um update recente e que teve um lugarzinho nas nossas postagens, foi a distro Omarine, chegando na versão 7.0. A distro conta as DEs GNOME/Plasma/Xfce/LXDE para serem utilizadas, além da implementação de políticas de segurança e facilidade no uso do SELinux. Mais detalhes tá aqui nesta postagem.

Mundo Ubuntu

Já no lado laranja/roxo da força pinguinesca (sim acabei de inventar, eu acho 😅😆), tivemos duas novidades relacionadas ao Ubuntu.

A primeira é referente à um update de segurança no Kernel das versões 16.04, 18.04 e 20.04 que são referentes as vulnerabilidades CVE-2019-20908 e CVE-2020-15780. Se você utiliza alguma dessas versões (e suas distros “filhas(os)”) melhor é dar aquela atualizada no sistema. Para mais informações, você pode conferir este post.

Já a segunda notícia referente ao Ubuntu, é sobre o fim do rastreamento dos pacotes mais populares usados no sistema. Com a popularização do Snap e Flatpak, além dos PPAs e repositórios, garantindo assim uma via direta os devs com o usuário final, a funcionalidade “popularity-contest” não será mais oferecida, confira os detalhes aqui.

Mundo Hardware

Para quem gosta de hardware, tivemos dois posts bem bacanas abordando assuntos recorrentes😄 no Diolinux Universe, um sobre os supercomputadores e o outro sobre Raspberry Pi.

Sobre os supercomputadores, publicamos uma post sobre o podcast que fizemos com o professor  Marcos José Brusso, graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e mestre em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Dentro do post você encontra o áudio sobre essa verdadeira aula do Brusso.

A outra postagem é sobre o projeto CrowPi, que vem como a proposta de ser uma plataforma de aprendizado sobre Raspberry Pi, e o mais incrível, tudo isso  na forma de um notebook bem bacana. Se você ficou curioso e quer saber mais, confira essa matéria super completa no blog.

Tecnologia em Geral

Também tivemos a vinda do Dark Mode (modo escuro) no WhatsApp Web, o Chrome na versão 86 irá exibir vídeos em baixa resolução quando estiver no Modo Lite, mostramos como instalar o GS Connect no Gnome Shell, explicamos o que é Open Graph Protocol e como ele pode deixar os seus links mais ricos de informação e também mostramos como usar de forma avançada o GRUB Customizer.

Então é isso galera, chegamos a mais um Resumão da Semana no Linux e na Tecnologia, com o melhor dos posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!