Diocast

Diocast: Uma visão aprofundada do Linux no TOP500

O TOP500 é um ranking dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo, e conta com máquinas de diversos países do mundo. No último Diolinux Friday Show, citamos algumas destas máquinas, a sua importância para o mercado e inclusive sobre a presença do Brasil nesta lista.

Para este papo, tivemos a presença do professor Marcos José Brusso, graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e mestre em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor titular da UPF nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação e Programação de Computadores.

Curiosidades do TOP500

O Brasil possui 4 supercomputadores listados o ranking do TOP500, sendo dois deles da Petrobrás, um do Laboratório Nacional de Computação Científica e um do SENAI CIMATEC.

Já no quesito sistema operacional, 100% das máquinas da lista contam com alguma distribuição Linux. A Red Hat aparece com mais de um sistema operacional, entre eles o CentOS e Red Hat Enterprise Linux.

O Summit é o segundo supercomputador do TOP500
O Summit é o segundo supercomputador do TOP500

Onde ouvir

O Diocast está disponível em todas as principais plataformas de podcast. É possível ouvir diretamente da página do Diocast, além do Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer ou através de qualquer outro aplicativo usando o feed RSS.

Para os que preferem a versão em vídeo, ela está disponível para os membros do Diolinux Play.

Participantes

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Diocast

Migrar para Linux não precisa ser um show de horrores - Diocast

Diocast

Não atualize para o KDE 6 (ainda). É sério! - Diocast

Diocast

Linux Tier List: Em que nível fica sua distro preferida? - Diocast