Notícias

CrowPi: Uma plataforma de educação com Raspberry Pi

Se você já pensou em construir um computador utilizando o já popular Raspberry Pi, saiba que não é o único. Existem diversos tutoriais de projetos como esse pela internet, mas uma empresa chamada Elecrow resolveu fazer um produto que facilitasse este processo: assim nasceu o CrowPi. 

O que é o CrowPi

Ele reúne o Raspberry Pi com diversos componentes de computação, e seu foco é fazer com que as pessoas aprendam, explorem e se divirtam. O CrowPi está prestes a lançar a segunda geração através de uma campanha no Kickstarter.

O CrowPi2 é pensado para ser utilizado tanto como um notebook, quanto para aprender sobre STEM (educação focada em ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Ele conta com 22 módulos e sensores, além de um software feito de maneira independente, permitindo estudar sobre Python, Scratch e inteligência artificial, sendo possível até mesmo rodar Minecraft.

Hardware do CrowPi

O que é possível realizar com o CrowPi

O CrowPi pode ser utilizado por todas as idades, desde crianças até adultos que já estão no mercado de trabalho. O CrowPi conta com softwares que ensinam programação de maneira simples, tornando o processo de aprendizado mais fácil para crianças de todas as idades.

Com ele, também é possível programar “de maneira tradicional”, ver filmes e até jogar uma série de jogos de código aberto, expandindo a sua utilização para além do aprendizado.

Hardware modular

O hardware do CrowPi2 é modular, permitindo uma série de utilizações diferentes. Além da utilização “tradicional” como um notebook, é possível destacar o teclado e acessar uma série de sensores diferentes.

O equipamento conta com sensores de movimento, de proximidade e até reconhecimento facial e de voz. Todos estes sensores podem te ajudar a aprender, além de desenvolver projetos inovadores.

Sensores do CrowPi2
Sensores presentes no CrowPi2

O CrowPi2 também conta com uma tela de 11.6 polegadas com resolução Full HD (1920×1080), uma câmera de 2 megapixels, microfone embutido e alto-falantes duplos. O teclado possui conexão wireless e se conecta na carcaça através de magnetismo.

É possível utilizar um Raspberry Pi 4B, 3B+ ou 3B com o CrowPi2, e a instalação é super prática. Ele também vem com uma gaveta ideal para guardar um powerbank ou outros componentes como cabos e adaptadores.

O CrowPi2 conta com uma gaveta para powerbank

Software independente

O CrowPi2 vem com um software feito especialmente para o aparelho, com softwares para aprender a programar de maneira simples. 

Ele conta com 32 aulas de Python, desde o básico até o mais avançado. E também possui 16 aulas de Scratch, ensinando de maneira simples a programar e utilizar os sensores do aparelho. Além disso, existem aulas de inteligência artificial, reconhecimento facial e até de Minecraft, ensinando a utilizar os sensores para realizar criações dentro do jogo.

É possível utilizar o CrowPi2 com diversos sistemas operacionais, incluindo o Ubuntu Mate, Ubuntu Server, OSMC e outros.

Saiba mais detalhes do CrowPi2 diretamente da página do Kickstarter do projeto.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos