Notícias

Google faz alterações no layout da GSuite

Recentemente o Google tem trabalhado em um novo design para as janelas de compartilhamento de arquivos dos aplicativos da GSuite, que incluem o Google Drive, Docs, Planilhas, Apresentações e Formulários. 

O objetivo era simplificar a forma com que podemos conceder acesso a documentos para várias pessoas, de forma que cada uma delas tenha níveis de permissão diferentes sobre o arquivo em questão. Outra meta destas alterações no layout da GSuite era evitar que arquivos importantes fossem acidentalmente compartilhados com as pessoas erradas.

alterações-no-layout-da-gsuite-1
Layout antigo da janela de compartilhamento da GSuite.

Como as alterações no layout da GSuite irão ajudar as pessoas?

Embora as alterações no layout da GSuite não tenham sido feitas especificamente por causa da crise do coronavírus, é inegável que o compartilhamento de documentos pela internet nunca foi tão necessário quanto agora. E, segundo o Google, tornar este procedimento mais simples e eficaz será de grande valia para trabalhadores e empresas que estão exercendo as suas atividades à distância.

Uma das alterações mais notáveis é que o compartilhamento com os seus contatos e grupos agora encontra-se em uma janela separada da sessão, onde pode-se gerar um link e alterar suas permissões.

O controle sobre quem tem acesso ao seu documento, bem como as permissões concedidas agora podem ser gerenciados de uma forma mais clara e intuitiva. Dando ao dono do arquivo total controle sobre quem pode editar, comentar ou apenas visualizar o documento.

alterações-no-layout-da-gsuite-2
Layout novo da janela de compartilhamento da GSuite.

O botão “Copiar Link” também foi reposicionado, fazendo com que seja mais fácil obter o link sem acidentalmente alterar as permissões de acesso do mesmo.

O novo layout já está disponível para todos os usuários da GSuite.

GSuite no caminho certo

Utilizo a GSuite diariamente há vários meses, e concordo que essas mudanças tornaram o compartilhamento e gerenciamento de permissões mais fácil. Especialmente para aquelas pessoas que se viram “obrigadas” a utilizar a ferramenta pela primeira vez devido a atual situação pela qual estamos passando.

Você é usuário da GSuite de longa data? Ou é uma dessas pessoas que recentemente precisou aderir ao uso desta ferramenta? Diga nos comentários qual é a sua opinião sobre as recentes mudanças, e o quanto elas irão fazer a diferença na sua produtividade.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!