NotíciasFedora

Lenovo terá Fedora Workstation pré-instalado em seus laptops

Na última sexta-feira (24/04/2020) a Fedora Magazine divulgou que a Red Hat acabara de fechar uma parceria com a multinacional de tecnologia Lenovo. A empresa sediada na China que é considerada uma das cinco maiores fabricantes de laptops do mundo tornará o Fedora Workstation uma das opções de sistema operacional que poderá ser pré-instalado pelos usuários nos notebooks ThinkPad P1 Gen2, ThinkPad P53 e ThinkPad X1 Gen8. Deixando aberta a possibilidade de expandir o acordo para outros modelos no futuro.

Sem dúvida é uma ótima notícia para todos nós, amantes de tecnologia, que agora teremos mais computadores sendo vendidos com a opção de ter uma distribuição Linux pré-instalada. E mais importante, uma distribuição que é atual, tem um belo visual e traz vários facilitadores para usuários iniciantes. Além de contar com uma grande empresa por trás do seu desenvolvimento, a “toda poderosa” Red Hat.

lenovo-thinkpad-with-fedora

Já vimos muitos casos de notebooks serem vendidos com distribuições Linux “obscuras” e desatualizadas pré-instaladas, demonstrando a falta de empenho dos fabricantes em oferecer um sistema moderno, seguro e que proporcione uma boa experiência para os usuários.

Felizmente com a adoção do Fedora Workstation isso não será um problema para quem adquirir tais produtos da Lenovo!

Lenovo e Red Hat, a união que faz a força!

A equipe da Lenovo tem trabalhado em conjunto com os desenvolvedores da Red Hat que fazem parte do projeto Fedora desktop para garantir que o Fedora Workstation 32 receba todos os ajustes necessários para que se integre perfeitamente ao hardware no qual será instalado, podendo assim entregar aos clientes um produto sólido e rico em funcionalidades.

Um ponto que deve agradar bastante aos apoiadores e entusiastas do software livre, é que todos os softwares que estarão pré-instalados nestes laptops farão parte dos repositórios oficiais do Fedora. Segundo o que foi divulgado, a Lenovo pretende entregar a experiência de Fedora da forma como ela foi idealizada, sem modificações desnecessárias e sem ferir a filosofia de software livre que é uma das linhas guia do projeto.

fedora-workstation-32

Conforme dito pelo desenvolvedor Linux da Lenovo, Mark Pearson:

A Lenovo está empolgada para se tornar parte da comunidade Fedora. Nós queremos proporcionar a melhor experiência possível com Linux em nossos produtos. Nós estamos comprometidos em aprender e trabalhar em conjunto com a comunidade open source.

A Lenovo agora é parte da comunidade Fedora

Ter uma grande marca como a Lenovo vendendo seus produtos com o Fedora Workstation pré-instalado certamente dará um bom impulso no projeto, fazendo com que o sistema seja apresentado para um grande número de novos usuários. Além do fato que a Lenovo está se tornando parte da comunidade Fedora, contribuindo com correções de bugs e possíveis novas funcionalidades para o sistema.

O único ponto que pode ser considerado negativo por alguns, é que usuários de GPU’s da marca Nvidia que quiserem utilizar os drivers proprietários terão que fazê-lo manualmente. Uma vez que, por trazer apenas softwares de código aberto, estas máquinas trarão por padrão o driver de código aberto “Noveau”, que não é capaz de extrair todo o desempenho que o hardware pode proporcionar.

Seguindo a mesma linha do que eu disse no artigo sobre o GameMode ser instalado por padrão no Ubuntu 20.04, essa parceria não irá fazer milagres quanto a aumentar o número de usuários de Linux em computadores pessoais. Todavia, com certeza, este é mais um passo na direção correta. Mais um pequeno fato, que quando somado a muitos outros pequenos fatos, podem fazer uma grande diferença.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!