Aplicativos

4 “programas” para baixar os vídeos do YouTube (OS SEUS)

Reside neste tópico uma das mais antigas práticas da internet, o download de vídeos. Em tempos de streaming, as pessoas deixaram de se interessar tanto por isso, mas de fato, existem ainda algumas utilidades para a prática, especialmente quando as ferramentas podem fazer isso em massa e te ajudar, como produtor de conteúdo, a criar backups do seu material, ou ainda, permitir que você baixe material em creative commons.

Seja o dono do seu canal

É natural relacionar vídeos com o YouTube atualmente, ele é o maior site da categoria que existe, e é importante salientar que baixar vídeos do YouTube, exceto os que estão deliberadamente postados sob Creative Commons, é considerado violação de direitos autorais, da empresa e do criador de conteúdo, por isso, legalmente, não é qualquer vídeo que você pode baixar.

kon karampelas peLs78VbU50 unsplash scaled

Mantenha uma cópia dos seus vídeos com você!

A ideia aqui é mostrar como você pode baixar os seus próprios conteúdos, e eventualmente os conteúdos que estão livres para redistribuição na plataforma.

No canal Diolinux, criamos vários produtos derivados de nossos vídeos e lives no YouTube e na Twitch, como o DioCast, de modo que fazer upload e download dos nossos vídeos é algo rotineiro.

Como baixar vídeos do YouTube diretamente

Algumas pessoas ainda não se deram conta, mas você pode baixar os seus vídeos diretamente do YouTube Studio, na versão de PC (não o App para Smartphone).

A opção fica um pouco escondida, de fato, mas ela existe. Acesse o YouTube Studio do seu navegador, clique na sessão “vídeos” para listar todos os seus vídeos. Ao repousar o mouse sobre um dos vídeos você deverá ver o ícone com três pontos:

Clique no local indicado para exibir algumas opções, entre elas, a de download.
Clique na opção indicada para exibir as opções, incluindo a de download

Ao clicar na opção indicada, um menu drop-down vai se abrir com a opção de download direto:

Clique em "Fazer download' para baixar o arquivo de vídeo.
Clique em “Fazer download’ para baixar o arquivo de video.

Geralmente você vai baixar o material em formato MP4 com dados comprimidos, que é a versão que o YouTube usa para distribuição, ou seja, não é o vídeo em alta qualidade original que você fez upload, é uma versão encodada e possivelmente com uma menor qualidade, ainda que seja, em parte, indistinguível.

Fazendo download do YouTube via Android

hello i m nik pYoj2nyokOg unsplash scaled
Download de videos através do Android

Infelizmente o App YouTube Studio não tem todos os recursos da versão de desktop, então algumas funções são limitadas, focando mais em gerenciamento dos vídeos e análise de dados.

De todos os Apps que eu conheço, o SnapTube é a melhor opção, sem dúvida. É difícil encontrar bons aplicativos de download dentro da Google Play por conta da política de evitar esse tipo de software por lá da Google, então você precisa baixar um APK dele e fazer a instalação, é um aplicativo gratuito e muito simples de usar.

Como se trata do download de um APK, é necessário habilitar a instalação de fontes desconhecidas/externas no Android. Provavelmente ao baixar a aplicação, o próprio processo de instalação vai te guiar para isso.

Uma vez instalado, ao abrir o aplicativo você pode navegar pelos vídeos do YouTube do seu canal e selecionar a qualidade de download. Existem vários formatos e resoluções diferentes para serem baixados, incluindo opções com somente áudio, o que já me permitiu baixar alguns DioCasts antigamente, quando nós não publicávamos em outras plataformas.

O SnapTube ainda faz algumas outras coisas e tem outros recursos, como visualização dos vídeos em miniatura, em contrapartida ele também tem vários vídeos de anúncios e não conta visualizações diretamente para o canal, mas entre prós e contras, ele ainda é uma excelente aplicação de download para quem precisa de uma ferramenta no Smartphone.

Download de vídeos via Apps para PC

O meu aplicativo favorito de download de vídeos para computador é o 4K Video Downloader, eu até comprei uma licença dele já. Como costumamos transformar as nossas lives em podcast, ele acaba sendo uma boa alternativa, visto que ele consegue baixar o vídeo e já fazer a conversão em áudio.

O procedimento é muito simples, colar a URL do vídeo ou playlist na aplicação, automaticamente o 4K Video Downloader vai começar a enfileirar os vídeos que deseja baixar e fazer o download dos vídeos. Temos um artigo no blog sobre ele, confira.

E pelo terminal, tem como baixar os vídeos do YouTube?

Para aqueles mais chegados ao terminal, é possível utilizar uma ferramenta chamada youtube-dl, que pode ser usada em modo texto e até possui algumas interfaces hoje em dia.

Baixando com YouTube-dl
Terminal faz de tudo, até download do YouTube

Em distros baseadas no Ubuntu você pode instalar as versões em Snap, ou então pelo terminal a versão em .deb:

sudo apt install youtube-dl

Para usar a ferramenta, basta adicionar a URL como parâmetro, dessa forma:

youtube-dl https://youtube.com/seu_video_favorito

O mesmo comando funciona para Playlist também, por exemplo:

youtube-dl https://www.youtube.com/playlist?list=PLmn5Gs7096SHCjsBNTFC_zavzuurEU77j

Para mais informações, você pode usar:

youtube-dl --help

ou então:

man youtube-dl

Com estes comandos acima você vê o menu de ajuda e o manual, respectivamente.

Faça backup do conteúdo do seu canal

Após recuperar seu conteúdo, você pode converter o vídeo do YouTube para outros formatos utilizando ferramentas como o Handbrake ou o FFMEG.

Do ponto de vista de um criador de conteúdo, é sempre importante manter um backup de qualidade do vídeo original. Não necessariamente os A-Rolls e B-Rolls, mas ao menos a versão finalizada com qualidade total antes de passá-los para o YouTube, que vai “destruir” a qualidade deles em nome do enconding para facilitar a distribuição do material.

Caso você tenha muitos vídeos há muito tempo, é provável que parte desse conteúdo esteja só no YouTube, dessa forma, fazer um backup através de uma das formas apresentadas acima pode ser uma boa ideia, ainda que eles não te tragam a qualidade original dos vídeos, ao menos você aprendeu como baixar vídeos para manter uma cópia de segurança, caso qualquer coisa aconteça com o YouTube.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!