Curioso perceber que existem períodos onde um certo recurso nem sequer existia, e pouco tempo depois de passar a existir e fazer sucesso. Vários modelos de negócio tentando criar um mercado competitivo em um segmento que “até ontem” era novidade para todo mundo.

Muita coisa se encaixa nessa descrição, você pode nomeá-las até se quiser, e no mundo da tecnologia, essa noção é ainda mais espalhada. Um grande exemplo são os sistemas de armazenamento em nuvem.
A ideia de ter um local acessível para colocar os dados que são importantes para você pode ser bem sedutora, mas a popularização desse tipo de serviço acabou também gerando novas preocupações com privacidade, disponibilidade e confiabilidade, e como se pode ver, algumas pessoas simplesmente não gostam do Google, da Microsoft ou da Apple para esse tipo de coisa, mas quais são as alternativas?

Conheça o pCLoud
As alternativas certamente são várias, algumas mais populares, outras menos, mas hoje vamos juntos conhecer um serviço que é particularmente interessante, o pCloud.

A pCloud é uma empresa Suíça que nasceu em 2013, com 7 anos no mercado, o serviço já acumula mais de 10 milhões de clientes contando todos os dispositivos, entre planos gratuitos e pagos.
Suporte para múltiplas plataformas
O pCloud oferece aplicativos clientes de sincronização para todos os sistemas operacionais populares (Windows, macOS e Linux), além dos Apps para dispositivos móveis e iOS, o serviço também conta o acesso via browser, em uma interface Web.
Planos e opções
O pCloud é gratuito para utilização, com 10GB de armazenamento grátis, porém, existem planos premium para quem deseja uma maior quantidade de espaço. O Plano Premium atualmente se divide em duas partes, o “Premium” e o “Premium Plus”, sendo assim, o primeiro te oferece 500GB de armazenamento e o segundo 2TB, com pequenas diferenças, conforme você pode ver na tabela abaixo:

Esses planos podem ser pagos mensalmente, anualmente ou, o que talvez agrade a muitos, uma única vez na vida, com o plano “lifetime”.
Desta forma, uma das grandes benesses do plano pago é a criptografia, que se torna disponível, no entanto, você pode manter o seu plano grátis de 10GB e comprar apenas a criptografia por uma fração do preço, se é somente isso que lhe interessa.
Suporte a Linux
O suporte às 3 principais plataformas é muito semelhante, mas sabemos que grande parte dos nossos leitores tem interesse nesta questão.
O pCloud tem suporte pleno a Linux, e apesar do site exibir claramente o Ubuntu como distro de demonstração, o seu instalador é agnóstico de distribuição, podendo ser instalado da mesma forma em qualquer uma que você prefira.
Basta baixar um arquivo e instalar dando dois cliques, conforme mostramos no vídeo de teste do serviço abaixo:
Para aqueles que estão descontentes com as opções atuais, o pCloud pode ser uma das opções mais completas e interessantes. Temos um link especial que te dá desconto para adquirir a versão premium mais simples, basta clicar aqui.
É muito importante que você, que conhece e já testou o pCloud, deixe a sua opinião nos comentários, e você que ainda vai testar, volte depois e comente o que achou.
Eu te vejo na próxima!