Unity8 para Lomiri
Sistemas operacionaisNotícias

Lomiri é o novo nome para o projeto Unity8

Muitos que começaram no mundo Linux, provavelmente se depararam com o ambiente gráfico Unity, feito pela Canonical, que é a mantenedora do Ubuntu, fazendo uma “legião” de fãs da interface ao longo dos anos.

Mas em 2017 essa “legião” sofreu um baque, pois a Canonical descontinuou alguns projetos e dentre eles estava o Unity, que desde então é mantido pela comunidade UBports.

Mas agora vai vir mais uma mudança no projeto, que agora em vez de se chamar Unity8 foi renomeado para Lomiri (low-mee-ree). E a UBports soltou uma nota em site comentando um pouco sobre essa mudança. 

Unity8Ubports

Um primeiro ponto que eles abordaram, foi que o nome “Unity” faz com que as pessoas confundam com a engine para jogos Unity, mesmo com o 8 na frente do Unity (Unity8), as pessoas confundiam as tecnologias.

unity8 ubports

Com os esforços para o empacotamento do Lomiri para o Debian e Fedora, houveram alguns pontos de “discordância” nos empacotamento em relação ao nome “ubuntu” em muitas dependências do Lomiri como por exemplo, ubuntu-ui-toolkit”, “ubuntu-download-manager”, “qtubuntu” e assim por diante. Assim não podendo ser aceito em outras distros, foi um fator de peso para a alteração do nome do projeto.

A UBports ainda deixa claro no comunicado, que não recebeu nenhuma ação judicial da Canonical ou da comunidade do Ubuntu.

O que será renomeado dentro do projeto?

Algumas ferramentas e nomes serão, como por exemplo:

  • unity8, contendo o shell, se tornará lomiri;
  • ubuntu-ui-toolkit -> lomiri-ui-toolkit;
  • ubuntu-download-manager -> lomiri-download-manager;

Para os desenvolvedores, a ferramenta para importar QML, antes chamada de Ubuntu.Components agora será Lomiri.Components. Também será renomeada a declaração de importação, antes 

Para os desenvolvedores, a ferramenta para importar QML, antes chamada de Ubuntu.Components agora será Lomiri.Components. Também será renomeada a declaração de importação, antes 

Para os desenvolvedores, a ferramenta para importar QML, antes chamada de Ubuntu.Components agora será Lomiri.Components. Também será renomeada a declaração de importação, antes import Ubuntu.Components 1.3 e agora import Lomiri.Components 1.3

Outra mudança importante, foi a mudança de “casa” vamos assim dizer. Antes o projeto estava no GitHub e agora estará no GitLab. O Ubuntu Touch ainda se chamará assim.

Para conferir a nota completa, você pode acessá-la aqui.

Espero você até a próxima, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus e um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa

    Notícias

    Sistema operacional de realidade virtual da Meta é aberto a outros fabricantes

    Notícias

    Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust