Sistemas operacionaisNotícias

Lomiri é o novo nome para o projeto Unity8

Muitos que começaram no mundo Linux, provavelmente se depararam com o ambiente gráfico Unity, feito pela Canonical, que é a mantenedora do Ubuntu, fazendo uma “legião” de fãs da interface ao longo dos anos.

Mas em 2017 essa “legião” sofreu um baque, pois a Canonical descontinuou alguns projetos e dentre eles estava o Unity, que desde então é mantido pela comunidade UBports.

Mas agora vai vir mais uma mudança no projeto, que agora em vez de se chamar Unity8 foi renomeado para Lomiri (low-mee-ree). E a UBports soltou uma nota em site comentando um pouco sobre essa mudança. 

Unity8Ubports

Um primeiro ponto que eles abordaram, foi que o nome “Unity” faz com que as pessoas confundam com a engine para jogos Unity, mesmo com o 8 na frente do Unity (Unity8), as pessoas confundiam as tecnologias.

unity8 ubports

Com os esforços para o empacotamento do Lomiri para o Debian e Fedora, houveram alguns pontos de “discordância” nos empacotamento em relação ao nome “ubuntu” em muitas dependências do Lomiri como por exemplo, ubuntu-ui-toolkit”, “ubuntu-download-manager”, “qtubuntu” e assim por diante. Assim não podendo ser aceito em outras distros, foi um fator de peso para a alteração do nome do projeto.

A UBports ainda deixa claro no comunicado, que não recebeu nenhuma ação judicial da Canonical ou da comunidade do Ubuntu.

O que será renomeado dentro do projeto?

Algumas ferramentas e nomes serão, como por exemplo:

  • unity8, contendo o shell, se tornará lomiri;
  • ubuntu-ui-toolkit -> lomiri-ui-toolkit;
  • ubuntu-download-manager -> lomiri-download-manager;

Para os desenvolvedores, a ferramenta para importar QML, antes chamada de Ubuntu.Components agora será Lomiri.Components. Também será renomeada a declaração de importação, antes 

Para os desenvolvedores, a ferramenta para importar QML, antes chamada de Ubuntu.Components agora será Lomiri.Components. Também será renomeada a declaração de importação, antes 

Para os desenvolvedores, a ferramenta para importar QML, antes chamada de Ubuntu.Components agora será Lomiri.Components. Também será renomeada a declaração de importação, antes import Ubuntu.Components 1.3 e agora import Lomiri.Components 1.3

Outra mudança importante, foi a mudança de “casa” vamos assim dizer. Antes o projeto estava no GitHub e agora estará no GitLab. O Ubuntu Touch ainda se chamará assim.

Para conferir a nota completa, você pode acessá-la aqui.

Espero você até a próxima, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus e um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos