AplicativosGamesNotícias

GOverlay, uma maneira diferente de manusear uma overlay Vulkan e OpenGL

Recentemente mostramos a ferramenta para monitoramento de jogos, o MangoHUD. Agora vamos mostrar uma ferramenta para gerenciar ele e em breve vários outros HUDs no Linux. Vamos falar do GOverlay.

O projeto é desenvolvido por um dev brasileiro, Benjamim Góis, que é um Engenheiro em Telecomunicações e em suas horas de folga se dedica a esse projeto. Segundo a descrição do GitHub do projeto, “GOverlay é um projeto opensource que tem o objeto em criar uma interface gráfica para ajudar a gerenciar overlays no Linux.”. 

Em um primeiro momento, o GOverlay vai ajudar no gerenciamento do MangoHUD, como para ativar um recurso ou outro. A interface dele é bem simples mas objetiva, tornando o gerenciamento muito fácil de se fazer.

ceFxxlaPt887Pnc8VhsvJQzAa7cmbvduOVtIwDoI3 QZOUpgEf4l X9Hlh1Dvj7LjwM0iQLfxi2NnB2I C7xfAWHDY50mcF6PEmAY6zVIlg0c xg6oxEnyUlVHwwC3zhqJ1z ZP
x9rU2KwXee9zRU CAWuXpxhdk1Dio ifhrEod9Q0AD7jLeWC6aDw57RZEM24PBl2OMq Pi9NyR5oiNhyxFTHcbJeJQYYg Yo cUaBez2VF9ePSSHnpHWfr k2yWYaCayr5LblHkK

Instalando GOverlay

Para instalar o GOverlay é bem simples, pois ele está disponível em AppImage, assim simplificando a disponibilidade em várias distros Linux. Primeiro você vai até em lançamentos (Releases) e baixe a última versão disponível. Feito isso, basta descompactar o arquivo e executar o arquivo do GOverlay, só verificando se ele tem permissão de execução.

Recentemente estamos vendo algumas ferramentas bem interessantes aparecendo, como o Open Joystick Display, OpenRazer e o próprio MangoHUD para gerenciar algumas funções, que até então não tínhamos disponível de forma fácil no mundo Linux e isso é muito bom, pois se torna mais um atrativo para quem quer migrar. 

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts

    Notícias

    Fedora 40 Beta já está pronto - o que há de novo?

    Notícias

    Canva adquire Affinity, competindo frontalmente com Adobe