MangoHUD, novo HUD para o Linux
GamesNotícias

MangoHUD, um novo HUD para o Linux

Para quem gosta de jogar, fazer o monitoramento de “quantas andas” aquele jogo que você curte é algo “meio que essencial”. Hábitos como verificar quantos FPS, framerate, quanto de memória da GPU e quantos por cento da CPU está sendo usado se torna “rotinas corriqueiras”. Tanto que já fizemos um artigo mostrando alguns HUD’s para isso. Hoje vamos mostrar mais um, o MangoHUD.

O MangoHUD é um overlay para Vulkan e OpenGL para monitorar FPS, temperaturas, CPU/GPU load entre outras informações dos jogos. Ele se baseia no Mesa Vulkan Overlay que também serve para essa finalidade.

Em efeito de comparação, o MangoHUD seria algo como o MSI Afterburner para Linux, com algumas opções sendo prometidas para as próximas versões do HUD.

rQvu YpmOGOS92DAOgeXNQwWVh 2vGXv4wWrlvf5nUTUKTpWrgBtliAI
MangoHUD rodado com DXVK no Batman Arkhan Asylum
pavaxd7zlVonf19H jVnO5ymvtJo0Rz5ZPxMb8jX5lxnaxO8zQnBBQMRD9LQkC9gfmV5x4LtzJolDOV79JT IDIFjqHo 74wga7oKVmsP4ufdGvw JUSdiFcFGG8KYNXonTYBG0z
MangoHUD rodando no OpenGL no jogo CS:GO na versão nativa para Linux
Y5PlqZrBFuc ZkPtwTndoIveYR1gn a5HlcuCZpMJFCyfsT7aoMz5QX wKXykXc8fAX7Rfh0T27KwTDvVx1bDrGGU9PHTRgAwYwH nwouZQDUv1W4ssAl6OCSPl0p bKHbL SeQN
Middle-earth™: Shadow of Mordor™ rodando em Vulkan na versão nativa para Linux

Como mencionado acima, algumas opções faltantes na atual versão, a 0.3.1, vão chegar como por exemplo a medição de FPS máxima/mínimo/médio.

Como Instalar o MangoHUD

Para instalar o MangoHUD é bem simples. No GitHub do projeto existem duas formas, uma compilando o código fonte dele e a outra que já é pré-compilada. Essa última é a que vamos mostrar aqui.

Primeiro você deve acessar a sessão de Release (Lançamentos), e baixar a última versão disponível, que no momento é a 0.3.1. Lembrando de baixar o pacote terminado em .tar.gz.

Feito isso, você precisa descompactar o pacote com o botão direito do mouse, escolhendo uma pasta de preferência e que seja de fácil acesso. No caso usei a pasta Download para exemplo.

vroHVQBSvH2o1cYt2QCyLKk9ZzZ7PbBh70z9UK0CCSSznWr34WZ 0Hr8iCI kVFpWZNNPt lsyVL9d5LbDY3zn9N6dpX 4WtchkSpiqUXiYu2ngCjr RGORbRtA3ssEf XsgZPAw

Quando terminado, irá aparecer uma pasta chamada “MangoHud”, que você vai acessá-la. Agora vamos precisar usar o terminal, e se a sua distro permitir, você pode acessá-lo com um simples clique no botão direito e iniciá-lo. Senão você pode abrir com a combinação de teclas Ctrl+Alt+t.

fuc7X5QHh2OXD9GR mgLgzu1gJ VlOmRWorHe W7pXLCafWKmXNU1fISUxUxKzKPS1l4h60fkGNygnJQVA9

Com o terminal aberto, digite o seguinte comando:

sudo ./mangohud-setup.sh install

ou

./mangohud-setup.sh install 

Depois é só inserir a senha e esperar a instalação ser concluída.

x3Y3mjgUPXiYliZHu4l gx8znvJK8ZmiEtiOa QKKwbjadCK2RpAJT8vJQUksOd3VgJJ9Y8y

Usando o MangoHUD

Depois de instalar o MangoHUD, para usá-lo é bem simples. Na Steam, você escolhe o jogo que você quiser fazer o monitoramento, vai até em “Opções” e depois em “Definir opções de inicialização” (Set Launch Options), você coloca o seguinte comando:

mangohud %command%

Se o jogo rodar em Dx9, você deve acrescentar antes de %command% o comando PROTON_USE_D9VK=1, como no exemplo: 

PROTON_USE_D9VK=1 mangohud  %command%

No Lutris, você adiciona em System options > Environment variables. Em “Key” insira mangohud e em “Variable” o número 1.

Se você quiser personalizar quais opções pretende monitorar e tudo mais, você precisa utilizar a opção MANGOHUD_CONFIG. Neste link você encontra todas as possibilidades até o momento. Mais opções estão para chegar, como FPS máximo, mínimo e médio.

Muito bom ver projetos como esse estarem surgindo e assim facilitando a vida de quem quer ou precisa fazer esse tipo de monitoramento.

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!