sensor-fusion-hub-ryzen
NotíciasAMD

Driver AMD-SFH para CPUs Ryzen é adiado mais uma vez

Usuários de notebooks com processadores AMD Ryzen equipados com sensores dos tipos acelerômetro e giroscópio estão aguardando pela implementação do Sensor Fusion Hub no Kernel Linux, o driver responsável por fazer tais sensores funcionarem nas distros Linux.

O que é o Sensor Fusion Hub?

Conforme já falamos em outro artigo, o Sensor Fusion Hub é o driver responsável por fazer tais sensores funcionarem em máquinas equipadas com hardware AMD. A implementação desse driver deveria ter sido feita ainda na época em que o Kernel Linux estava na versão 4.9, mesma época em que foi implementado o Intel Sensor Hub, que é o driver equivalente para máquinas com processadores Intel.

Todavia, apenas em janeiro deste ano (2020) é que a AMD finalmente liberou o driver, e a previsão era que a sua implementação fosse finalizada até a versão 5.6 do Kernel Linux. Pouco tempo depois essa previsão foi alterada para ser liberada aos usuários apenas na versão 5.7 do Linux, e agora essa previsão de lançamento está sendo postergada mais uma vez.

Adiado mais uma vez…

Segundo relatos do desenvolvedor Andy Shevchenko, um dos responsáveis por fazer a integração do Sensor Fusion Hub com o Kernel Linux, problemas que foram recentemente encontrados no código fonte custarão algum tempo para serem resolvidos, o que tornará impossível integrar o Sensor Fusion Hub ao Kernel Linux ainda na versão 5.7. A previsão agora é que os trabalhos possam se encerrar a tempo do lançamento da versão 5.8 do Kernel Linux.

O lado bom é que os desenvolvedores estão se dedicando ao máximo para garantir que a funcionalidade seja trazida com o menor número possível de bugs, mas infelizmente nada vem sem um preço, e proprietários de notebooks com estes sensores ainda terão que esperar algum tempo para que possam desfrutar de tais funcionalidades no Linux.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!