Como a Automattic ganha dinheiro com um produto open source

Fazendo dinheiro com um produto open source

Uma dúvida muito recorrente é a de como um produto de código aberto pode gerar dinheiro para seu criador. Afinal, as vezes pode parecer estranho ser possível lucrar através de um produto disponibilizado gratuitamente e de maneira aberta. A Automattic, responsável pelo desenvolvimento do WordPress pode nos responder esta pergunta.

O WordPress é o maior CMS (Content Management System, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do mundo, estando presente em mais de 30% de todos os sites da web, e é disponibilizado de maneira gratuita e open source através do WordPress.org.

A Automattic também mantém uma versão hospedada por eles mesmos através do WordPress.com, que conta além do plano gratuito, com mais 2 versões pagas, além de uma versão com suporte para eCommerce, através de um plugin também desenvolvido por eles de maneira open source chamado WooCommerce.

Além destas versões, também existe o WordPress VIP, voltado para grandes empresas que precisam de um serviço escalável e de ótimo desempenho por conta de um grande número de acessos. Alguns dos exemplos de empresas que utilizam o WordPress VIP são: Spotify, Disney, Dropbox e Airbnb.

Outra maneira de rentabilização é através do plugin Jetpack, que permite diversas customizações no seu site ou blog, como um novo sistema de comentários com suporte à login por redes sociais, proteção contra ataques de força bruta e até backups completos. Assim como o WordPress.com, o Jetpack conta com um plano gratuito e outros planos pagos com funcionalidades extras.

Apesar de seu principal produto ser disponibilizado gratuitamente, a Automattic foi avaliada em setembro de 2019 em U$3 bilhões, e se torna cada dia mais relevante no mercado.

Conclusão

Na página inicial da empresa existe a frase ”We don’t make software for free, we make it for freedom.”, que em tradução literal significa “Nós não fazemos software de graça, nós fazemos pela liberdade”. É perfeitamente possível produzir um produto aberto e ainda assim lucrar com ele.

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Kdenlive que se cuide? O editor de video Olive vem aí!
Continue lendo

Kdenlive que se cuide? O editor de video Olive vem aí!

No mundo do software livre é pouquíssimo comum de algo assim acontecer, mas sempre que um projeto se destaca um pouco mais dos outros concorrentes, acaba acontecendo uma certa "estagnação", justamente porque o risco de "perder o trono" fica mais distante, talvez este seja um reflexo natural de como o ser humano por trás de cada um desses projetos funciona. Para o bem ou para mal (mas suponho que especialmente para o bem), o projeto Kdenlive tem um projeto que promete concorrência para o título de "melhor editor de vídeo open source".
Vencedores da promoção WordCamp 2018
Continue lendo

Vencedores da promoção WordCamp 2018

Você é fanático por tecnologias Open Source? Adora WordPress? Então o seu evento é a WordCamp! Em 2018 o evento acontecerá em São Paulo e contará com a participação de diversos membros da comunidades WP.