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Proton 5.0-1 é lançado baseado no Wine 5.0, com novidades

Nesta sexta-feira (7), a ferramenta de compatibilidade para jogos da Valve em parceria com a CodeWeavers, o Proton, teve um importante update no seu código e chegou na versão 5.0-1, assim se baseando na versão 5.0 da ferramenta de compatibilidade WINE (só reforçando “Wine Is Not an Emulator” ou “WINE não é um emulador”).   

Com essa nova versão, algumas coisa receberam um update como o DXVK e FAudio por exemplo. As melhorias foram:  

● Wine atualizado para a versão 5.0. Desde o último grande lançamento do Proton, o Wine passou por mais de 3500 patches, que agora estão integradas ao Proton. 207 patches do Proton 4.11 foram criados upstreamed ou não são mais necessários;  
● Os jogos que usam Direct3D 9 agora passarão a usar o DXVK para renderização por padrão. Usuários sem suporte ao Vulkan podem retornar ao renderizador wined3d baseado em OpenGL com a opção de configuração PROTON_USE_WINED3D;  
● Integração aprimorada do cliente Steam. Isso torna mais jogos que usam Denuvo jogáveis, incluindo Just Cause 3, Batman: Arkham Knight, Abzu e muito outros;
● Novos ambientes no Proton relatarão uma versão mais recente do sistema operacional, que alguns jogos mais recentes exigem. Os ambientes existentes não serão alterados automaticamente;  
● O Wine 5.0 inclui o início do suporte real a múltiplos monitores. Espere grandes melhorias nessa área em breve;  
● Suporte aprimorado ao som surround para jogos mais antigos.  
● Atualizado o DXVK para a v1.5.4 e o FAudio para 20.02;  

Esse update estava sendo muito aguardado pela comunidade e parece que não decepcionou. O grande destaque aqui foi a possibilidade de rodar os games Just Cause 3 e Batman: Arkham Knight, coisa que não estava sendo possível através da Steam e somente via Lutris em alguns casos. Isso graças a melhor integração do Proton com os games que possuem DRM e sendo assim “não sendo um estranho no ninho” aos “olhos” do DRM Denuvo. Arrisco a dizer que pode ser um grande passo para mais jogos virem a funcionar, sendo esses games “um grande início da compatibilização com DRM e até provavelmente os famosos Anticheats” e assim possibilitando os jogos online.  

Para ver a release, você pode conferir aqui.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum, o Diolinux Plus. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


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Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
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