Sistemas operacionaisNotícias

Linux nos smartphones: Confira mais novidades sobre o Plasma Mobile

De tempos em tempos, a equipe de desenvolvimento do Plasma Mobile divulga as novas funcionalidades e correções de bugs que foram implementadas no sistema. Confira agora quais foram as novidades trazidas pelos devs nas últimas semanas.    

O Plasma Mobile está longe de ser um concorrente de peso ao Android ou iOS, mas é aos poucos que se constrói algo grande. Conforme você pode conferir neste artigo, os desenvolvedores responsáveis por manter o Plasma Mobile, apesar de não serem muitos, trabalham diariamente para melhorar o sistema, corrigindo bugs e implementando novas funcionalidades.  

Vamos começar a abordar as novas atualizações falando sobre o Calindori, aplicativo de calendário e agendador de tarefas, presente no Plasma Mobile. A forma com que são adicionadas novas notas ou tarefas em datas específicas no calendário foi aprimorada. Agora ao selecionar uma data, e abrir a sua janela de contexto (que deslizará a partir do lado esquerdo da tela), a data selecionada é exibida como o título da janela em questão.  

kde-mobile-calendar-drawer

A forma com que esta janela de contexto é exibida quando o sistema estiver sendo utilizado em modo desktop também sofreu ajustes. Ao invés de um “drawer”, que deslizará a partir do lado esquerdo da tela, no modo desktop haverá um menu de hambúrguer no canto superior direito, a partir do qual a janela “tarefas” poderá ser acessada.  

kde-mobile-calendar-desktop-mode

Ainda sobre o Calindori, agora o mesmo oferece uma visão mais simplista sobre as tarefas agendadas. Nesse formato, ao invés de todo o calendário, é possível visualizarmos apenas uma lista de cards, sendo um card para cada tarefa agendada, organizados por ordem cronológica.  

tarefas-agendadas-no-modo-blocos

O aplicativo Kaidan, um cliente de mensagens instantâneas que faz uso do protocolo XMPP, teve implementadas algumas mudanças, das quais podemos destacar:  

  • Envio de mensagens de voz e vídeo a partir de dentro da aplicação;
  • Funcionalidade de câmera que permite tirar fotos de dentro da aplicação;
  • Compartilhamento da localização através de uma mensagem;
  • Reproduzir arquivos de áudio e vídeo diretamente dentro do chat;
  • Adicionada a função de buscar mensagens dentro da conversa.  

Spacebar, a aplicação responsável pelo envio de mensagens SMS também recebeu algumas melhorias.  

  • Agora é possível utilizar emojis no formato unicode;
  • Adicionada uma animação de “loading” na página de conversas;
  • Corrigida a exibição de números e nomes dos contatos. Antes, em alguns casos, ao invés dos nomes e números era exibido apenas “undefined”.
  • Aprimorado o design da página de conversas, melhorando o aproveitamento de espaço, e deixando a página com um aspecto mais “clean”.  

Outras atualizações são:  

  • O assistente de transporte público KTrip agora exibirá notas adicionais referentes a horários e conexões dos transportes monitorados;
  • O navegador “Angelfish Web Browser” teve o seu nome alterado para apenas “Angelfish”;
  • Agora um avatar padrão é exibido ao lado do nome de contatos que não tenham uma imagem definida;  
agenda-telefonica-do-plasma-mobile

Os posts originais de divulgação das melhorias no Plasma Mobile podem ser encontrados no blog oficial do projeto.  

Pelo que pude ver nos últimos posts, lançados nos últimos meses, o Plasma Mobile ainda não é um sistema que está pronto o suficiente para ser utilizado no dia a dia, por qualquer pessoa. Algumas coisas muito básicas ainda estão sendo corrigidas e implementadas. Todavia, acredito que de médio a longo prazo, o Plasma Mobile, assim como o Ubuntu Touch (sobre o qual já falamos neste e neste artigos), poderão ser uma boa alternativa ao Android e iOS.  

Você já conhecia o Plasma Mobile, ou mesmo o Ubuntu Touch? O que você acha sobre essas versões mobile de interfaces gráficas e distribuições Linux? Será que tem mesmo algum futuro? Diga nos comentários!  

Se você deseja contribuir com o desenvolvimento do Plasma Mobile, seja em programação, design ou tradução, acesse aqui e aqui.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!