De tempos em tempos, a equipe de desenvolvimento do Plasma Mobile divulga as novas funcionalidades e correções de bugs que foram implementadas no sistema. Confira agora quais foram as novidades trazidas pelos devs nas últimas semanas.
O Plasma Mobile está longe de ser um concorrente de peso ao Android ou iOS, mas é aos poucos que se constrói algo grande. Conforme você pode conferir neste artigo, os desenvolvedores responsáveis por manter o Plasma Mobile, apesar de não serem muitos, trabalham diariamente para melhorar o sistema, corrigindo bugs e implementando novas funcionalidades.
Vamos começar a abordar as novas atualizações falando sobre o Calindori, aplicativo de calendário e agendador de tarefas, presente no Plasma Mobile. A forma com que são adicionadas novas notas ou tarefas em datas específicas no calendário foi aprimorada. Agora ao selecionar uma data, e abrir a sua janela de contexto (que deslizará a partir do lado esquerdo da tela), a data selecionada é exibida como o título da janela em questão.
A forma com que esta janela de contexto é exibida quando o sistema estiver sendo utilizado em modo desktop também sofreu ajustes. Ao invés de um “drawer”, que deslizará a partir do lado esquerdo da tela, no modo desktop haverá um menu de hambúrguer no canto superior direito, a partir do qual a janela “tarefas” poderá ser acessada.
Ainda sobre o Calindori, agora o mesmo oferece uma visão mais simplista sobre as tarefas agendadas. Nesse formato, ao invés de todo o calendário, é possível visualizarmos apenas uma lista de cards, sendo um card para cada tarefa agendada, organizados por ordem cronológica.
O aplicativo Kaidan, um cliente de mensagens instantâneas que faz uso do protocolo XMPP, teve implementadas algumas mudanças, das quais podemos destacar:
- Envio de mensagens de voz e vídeo a partir de dentro da aplicação;
- Funcionalidade de câmera que permite tirar fotos de dentro da aplicação;
- Compartilhamento da localização através de uma mensagem;
- Reproduzir arquivos de áudio e vídeo diretamente dentro do chat;
- Adicionada a função de buscar mensagens dentro da conversa.
Spacebar, a aplicação responsável pelo envio de mensagens SMS também recebeu algumas melhorias.
- Agora é possível utilizar emojis no formato unicode;
- Adicionada uma animação de “loading” na página de conversas;
- Corrigida a exibição de números e nomes dos contatos. Antes, em alguns casos, ao invés dos nomes e números era exibido apenas “undefined”.
- Aprimorado o design da página de conversas, melhorando o aproveitamento de espaço, e deixando a página com um aspecto mais “clean”.
Outras atualizações são:
- O assistente de transporte público KTrip agora exibirá notas adicionais referentes a horários e conexões dos transportes monitorados;
- O navegador “Angelfish Web Browser” teve o seu nome alterado para apenas “Angelfish”;
- Agora um avatar padrão é exibido ao lado do nome de contatos que não tenham uma imagem definida;
Os posts originais de divulgação das melhorias no Plasma Mobile podem ser encontrados no blog oficial do projeto.
Pelo que pude ver nos últimos posts, lançados nos últimos meses, o Plasma Mobile ainda não é um sistema que está pronto o suficiente para ser utilizado no dia a dia, por qualquer pessoa. Algumas coisas muito básicas ainda estão sendo corrigidas e implementadas. Todavia, acredito que de médio a longo prazo, o Plasma Mobile, assim como o Ubuntu Touch (sobre o qual já falamos neste e neste artigos), poderão ser uma boa alternativa ao Android e iOS.
Você já conhecia o Plasma Mobile, ou mesmo o Ubuntu Touch? O que você acha sobre essas versões mobile de interfaces gráficas e distribuições Linux? Será que tem mesmo algum futuro? Diga nos comentários!
Se você deseja contribuir com o desenvolvimento do Plasma Mobile, seja em programação, design ou tradução, acesse aqui e aqui.
Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!
Isso é tudo pessoal! 😉
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.