Como atualizar o seu Mint para a versão 19.2

Como atualizar o seu Mint para a versão 19.2

Nesta Sexta-feira (2), o pessoal do Linux Mint soltou a nova versão do sistema operacional, que fizemos uma cobertura bem completa, segue o link. Neste post, vamos mostrar como atualizar o sistema.    

Vamos seguir às recomendações do pessoal do Linux Mint. Bora lá.  

Primeiro vamos fazer um backup do sistema, você pode usar o Timeshift, que vem no sistema ou qualquer outra ferramenta. Se der algum problema, fica prático a restauração.  

Feito isso, vamos preparar o upgrade em si. Primeiro vamos desabilitar a proteção de tela (screensaver),  depois vamos fazer um upgrade nas modificações feitas no Mint, como applets, desklets, extensions, themes nas configurações do sistema (System Settings).   

Feito essas preparações, vamos ao Gerenciador de Updates (Manager Update), e vamos clicar no botão Recarregar (Refresh) para receber as novas versões dos pacotes “mintupdate and mint-upgrade-info”. Depois disto, você vai poder ver a opção de Upgrade na opção Editar (Edit).

Aí é só seguir as instruções na tela. Se aparecer alguma mensagem perguntando se prefere manter ou substituir os arquivos de configuração, escolha por substituí-los.  

Se você estiver usando o Linux Mint 19, vai precisar fazer uns passos extras.    O primeiro é a instalação do P7zip-full (fornece a capacidade de criar arquivos criptografados por senha) e o xul-ext-lightning (adiciona o suporte do Calendar no Thunderbird). Esses pacotes foram adicionados nativamente no Linux Mint 19.1. Para instalar eles, basta abrir o terminal e colar esse comando:  

apt install p7zip-full xul-ext-lightning

Se estiver na versão com Cinnamon, vai precisar remover o XScreensaver, pois não é mais preciso. Basta executar o seguinte comando:  

apt remove --purge xscreensaver-data xscreensaver-data-extra xscreensaver-gl xscreensaver-gl-extra cinnamon-screensaver-webkit-plugin cinnamon-screensaver-x-plugin

Feito esses ajustes, basta Reiniciar (Reboot) no PC e começar a usar a nova versão do Linux Mint.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
O que você ainda não entendeu sobre Linux
Continue lendo

O que você ainda não entendeu sobre Linux

Existe uma grande confusão ainda sobre "o mundo Linux", como a gente chama, e que eu acho necessário desfazer, ou ao menos tentar desfazer. A maior parte de vocês entende que Linux é um Kernel, mas talvez não entendam o que isso realmente significa. O último vídeo do Diolinux Responde, o quadro de perguntas e respostas do canal, recebeu um comentário que me fez querer fazer este material.