Sistemas operacionaisLinux Mint

Como atualizar o seu Mint para a versão 19.2

Nesta Sexta-feira (2), o pessoal do Linux Mint soltou a nova versão do sistema operacional, que fizemos uma cobertura bem completa, segue o link. Neste post, vamos mostrar como atualizar o sistema.    

Vamos seguir às recomendações do pessoal do Linux Mint. Bora lá.  

Primeiro vamos fazer um backup do sistema, você pode usar o Timeshift, que vem no sistema ou qualquer outra ferramenta. Se der algum problema, fica prático a restauração.  

Feito isso, vamos preparar o upgrade em si. Primeiro vamos desabilitar a proteção de tela (screensaver),  depois vamos fazer um upgrade nas modificações feitas no Mint, como applets, desklets, extensions, themes nas configurações do sistema (System Settings).   

Feito essas preparações, vamos ao Gerenciador de Updates (Manager Update), e vamos clicar no botão Recarregar (Refresh) para receber as novas versões dos pacotes “mintupdate and mint-upgrade-info”. Depois disto, você vai poder ver a opção de Upgrade na opção Editar (Edit).

OuYQJO7ojbMv8q3O9FmvBf9 7ZIwWmZ1AfhORF50P c4q92Rf3yRa64UDmkccN33NY6pkq NRJgCchGf8HqCpabf

Aí é só seguir as instruções na tela. Se aparecer alguma mensagem perguntando se prefere manter ou substituir os arquivos de configuração, escolha por substituí-los.  

Se você estiver usando o Linux Mint 19, vai precisar fazer uns passos extras.    O primeiro é a instalação do P7zip-full (fornece a capacidade de criar arquivos criptografados por senha) e o xul-ext-lightning (adiciona o suporte do Calendar no Thunderbird). Esses pacotes foram adicionados nativamente no Linux Mint 19.1. Para instalar eles, basta abrir o terminal e colar esse comando:  

apt install p7zip-full xul-ext-lightning

Se estiver na versão com Cinnamon, vai precisar remover o XScreensaver, pois não é mais preciso. Basta executar o seguinte comando:  

apt remove --purge xscreensaver-data xscreensaver-data-extra xscreensaver-gl xscreensaver-gl-extra cinnamon-screensaver-webkit-plugin cinnamon-screensaver-x-plugin

Feito esses ajustes, basta Reiniciar (Reboot) no PC e começar a usar a nova versão do Linux Mint.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoLinux Mint

    Afinal, o Linux Mint é tão bom quanto os fãs acreditam?

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)