Sistemas operacionaisLinux MintTutoriaisUbuntu

Como instalar o Brave no Ubuntu e no Linux Mint

O Brave é um dos navegadores para internet mais populares para quem deseja ter mais controle sobre sua privacidade na hora de navegar nos websites, ele está disponível para Linux, Android e iOS, confira neste tutorial como instalar o Brave no Ubuntu e no Linux Mint.

instalar o Brave no Ubuntu
Imagem: Página oficial do navegador Brave.

O navegador Brave bloqueia anúncios e rastreadores com algumas ferramentas instaladas nativamente, o tornando mais rápido e seguro. Alguns meses atrás os desenvolvedores optaram por trocar o buscador padrão do Google para um próprio: o Brave Search, que traz ainda mais anonimato em relação às suas pesquisas.

Siga o processo de instalar o Brave no Ubuntu

O processo de instalar o Brave no Ubuntu é simples, como uma das formas oficiais de distribuição deste software é no formato Snap, ele está disponível na loja de aplicativos deste sistema operacional.

Para instalar siga os seguintes passos:

  1. Abra a Ubuntu Software e pesquise por “Brave”;
instalar o Brave no Ubuntu
  1. Abra a Ubuntu Software e pesquise por “Brave”;
instalar o Brave no Ubuntu
  1. Na página do Brave que for aberta, clique em “Instalar”;
instalar o Brave no Ubuntu
  1. Acompanhe o progresso de instalação até 100%;

Pronto! O navegador Brave está instalado em seu Ubuntu, agora é só desfrutar de uma experiência de navegação mais segura, o ícone do navegador ficará disponível no menu do sistema.

É importante frisar que o procedimento a seguir para instalar no Linux Mint também serve para instalar o Brave no Ubuntu, caso você não queira utilizar a versão em Snap do Brave.

Instalando o Brave no Linux Mint

O Brave tem uma forma de instalar um tanto quanto “peculiar” quando se trata da distribuição Linux Mint, Debian 9 (ou superior) e Ubuntu 16.04 (ou superior). Se compararmos o processo com outros navegadores, que estão no Gerenciador de Aplicativos ou disponíveis no formato do pacote oficial .deb.

Para isto, você precisa seguir um procedimento disponibilizado pelos próprios desenvolvedores em seu site oficial de download que deverá ser realizado com o terminal do Linux Mint, então vamos lá.

instalar o Brave no Ubuntu
Imagem: Site oficial de download do Brave.

Para abrir o terminal pressione o conjunto de teclas Crtl+Alt+t ou procure no menu do sistema por “Terminal”. 

Com o terminal aberto basta digitar ou copiar e colar os comandos a seguir, sempre prestando atenção nos espaços e nas letras maiúsculas e minúsculas. Este método pode ser utilizado para o Linux Mint 18 ou superior.

sudo apt install apt-transport-https curl
como instalar brave mint 2
sudo curl -fsSLo /usr/share/keyrings/brave-browser-archive-keyring.gpg https://brave-browser-apt-release.s3.brave.com/brave-browser-archive-keyring.gpg
como instalar brave mint 3
echo "deb [signed-by=/usr/share/keyrings/brave-browser-archive-keyring.gpg arch=amd64] https://brave-browser-apt-release.s3.brave.com/ stable main"|sudo tee /etc/apt/sources.list.d/brave-browser-release.list
como instalar brave mint 4
sudo apt update
como instalar brave mint 5
sudo apt install brave-browser
como instalar brave mint 6

Após este último comando para realizar a instalação, espere o processo de download e instalação terminar e o navegador Brave já estará disponível no menu do Linux Mint.

como instalar brave mint 7

Agora que você já sabe como instalar o navegador Brave no seu Linux Mint, compartilhe com alguém que também gostaria de saber.

Foi útil para você estas dicas de instalação? Compartilhe conosco nos comentários.

Agradeço sua leitura. Até a próxima!


Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
Tutoriais

Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

Tutoriais

Como instalar Debian Unstable (Sid)

VídeoTutoriais

Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?