O “Synaptic” dos Flatpaks e Snaps

O "Synaptic" dos Flatpaks e Snaps

Gerenciadores de pacotes como, o Synaptic e Octopi, são maneiras gráficas de gerir o sistema. Nem todo usuário é familiarizado com o terminal, e nem é obrigado. Alternativas gráficas existem aos montes, sendo uma forma bem simples de compreender, sem necessidade de comandos num terminal.

Não me entenda mal, se você curte e acha mais prático fazer certas coisas na telinha preta não tem nada de errado, eu também faço parte desta turma 😂😂😂, mas sei que para novos usuários, ou até mesmo dias que não estou muito afim de dar comandos no terminal, tais softwares são uma mão na roda.

Terminal para tudo no Linux

Uma mentalidade, que julgo não ser sadia para atrair novos utilizadores ao Linux, é de que tudo tem que ser feito via terminal, e que todos são obrigados a aprender os comandos e afins.

Então, se você pretende administrar, aprender ou dominar o Linux, isso é muito válido, já um usuário, como o nome sugere, deseja apenas usar. Convenhamos, não existe mal algum em um usuário comum querer apenas desfrutar das vantagens do Linux em seu cotidiano, afinal, não é todo mundo que gosta de tecnologia, muitos querem apenas ser “usuários”, e eu não os posso culpar.

Então é zero terminal para tudo e todos? Calma jovem mancebo! Não seja extremista, entre preto e branco, existem vários tons de cinza. Tudo é uma questão de objetivo, necessidade e praticidade.

Se o objetivo é aprender etc, use e abuse do terminal. Mas se a pessoa não quer, e não gosta, não tem o porque enfiar goela abaixo uma tonelada de comandos. Esse é um dos motivos de criar OSistemático, mostrar alternativas para usuários comuns, e também despertar e introduzir o terminal aos poucos. Não por que é algo obrigatório nos tempos atuais, mas por que é legal e eu gosto. Linux não é só terminal.

E claro, essa nova mentalidade, foi fomentada e muito pelo Diolinux, mudando a visão e conceitos de muitos da comunidade, que antes estavam presos a filosofias ou paradigmas, anulando a realidade em sua volta.

O Synaptic dos Flatpaks e Snaps

Atualmente os Flatpaks e Snaps podem ser manipulados, via terminal ou pelas centrais de software que o suportam, por exemplo o Discover e Gnome Software, mas em alguns casos, alguns pacotes podem ficar de fora desta filtragem nas lojas, como runtimes dos Flatpaks, citando um caso. 

Nessas horas um “Synaptic da vida” seria muito útil. Pois bem, um desenvolvedor chamado Tony George, teve a ideia de começar o desenvolvimento de uma aplicação, estilo Synaptic/Octopi, que gerencia não apenas um tipo de pacote, mas os Flatpaks e Snaps.

Flatpak Manager

Em fase de desenvolvimento, o “Flatpak Manager” é um software que visa, de forma gráfica, lhe dar algumas opções, sem a obrigatoriedade de recorrer ao terminal.

A aplicação permitirá algumas funcionalidades. O anúncio do responsável pelo software não deu maiores detalhes, então irei descrever algumas ditas pelo desenvolvedor. 

O programa teria a capacidade de visualizar os pacotes em Flatpak e Snap no sistema, capacitando o software para listá-los, Instalá-los, atualizá-los e excluí-los, caso desejado. 

Não ficou claro se o Flatpak Manager, possui outras funcionalidades, opções avançadas como o Synaptic e Octopi, sua nota de desenvolvimento foi curta e breve.

Pacotes Flatpak

flatpakmanager-flatpak

Pacotes Snap

flatpakmanager-snap

Características dos pacotes, e como o Flatpak Manager irá tratá-las

  • A listagem de pacotes Flatpak é mais veloz que dos Snaps. Cada pacote tem que ser consultado para os devidos detalhes, isso gera um ligeiro atraso ao listá-los.
  • A instalação dos Flatpaks acarretam numa atualização automática de todos os pacotes no sistema.
  • Flatpaks possuem a opção de instalação local, mas alguns pacotes obrigatoriamente devem ser instalados globalmente, caso isso não seja feito. Erros ocorrerão.
  • Snaps são instalados globalmente, e sempre exigem acesso ao administrador para instalação.

Já posso testar?

O Flatpak Manager foi anunciado em 2 de Outubro do ano passado, e infelizmente mais informações não foram dadas, então não ficou claro, como esse software seria distribuído, qual sua licença de uso, se existiria uma forma de contribuir além do Patreon, disponibilizado pelo autor. Apenas que, seu lançamento será depois de alguns meses.

Até a presente data (18 de Janeiro), o seu lançamento não foi anunciado. Se quer testar o andamento do software em seu desenvolvimento, ao efetuar a contribuição no Patreon do desenvolvedor do Flatpak Manager, você tem direito ao acesso antecipado da aplicação.

Nos vemos na próxima postagem, SISTEMATICAMENTE, aqui no Diolinux! 😎

Talvez Você Também Goste
O que podemos esperar do Pop!_OS da System76?
Continue lendo

O que podemos esperar do Pop!_OS da System76?

A System76, uma grande fabricante de hardware que vende computadores com Ubuntu pré-instalado, anunciou há algum tempo atrás que estaria dando início ao seu próprio sistema operacional baseado no Ubuntu, o chamado Pop!_OS. Como até então ele parecia apenas uma simples customização de temas, eu nem sequer havia comentado sobre ele aqui no blog e nem no canal, mas aparentemente eles querem ir um pouco além, então vamos falar sobre isso.