DeepinSistemas operacionais

Os meus maiores destaques do Deepin 15.6 Beta

A distro chinesa continua lapidando as suas funcionalidades e acrescentando detalhes que podem fazer diferença no todo. Estive testando durante a última semana versão 15.6 Beta, confira agora os meus pontos de destaque.

A versão 15.5 do Deepin chegou fazendo muito barulho com toda a remodelagem da interface, tornando-se para muitos a mais bela interface do mundo Linux, mas claro, que esse posto é disputável. Com toda a popularidade, muitos ficaram imaginando o que mais os desenvolvedores poderiam “aprontar” no futuro, com a versão 15.6.

Apesar do Deepin ser muito belo e prático, com uma Loja de Aplicativos muito completa, pequenos problemas afastaram alguns usuários, como servidores de repositório um pouco lentos e demora na atualização dos softwares presentes no repositório, além disso, tivemos também problemas com o driver de placas de rede Wi-Fi em alguns momentos, mas será que isso foi corrigido?

Novidades por baixo do capô no Deepin 15.6 Beta

A versão final do Deepin 15.6 deve sair ainda neste mês, o sistema, apesar de não ser “Bleeding Edge”, é Rolling Release, então basta manter o seu sistema atualizado que você chegará nesta versão.

Agora o Deepin está com o Kernel 4.15.x, assim como o Ubuntu 18.04 LTS ou o novo Linux Mint 19, porém seus drivers não acompanham as mesmas releases que estas distros.

Em termos de Wi-Fi, me parece que o problema de queda de conexão foi resolvido, quanto aos drivers de vídeo, eles ainda não são os mais recentes. O driver Nvidia por exemplo está na versão 387.x, enquanto que no repositório do Ubuntu estamos com a versão 390.x ou superior.

Tivemos também uma queda considerável no consumo de memória RAM logo após o Boot, conseguindo beirar os 600 MB, dependendo de como você use o sistema e o que coloque na inicialização.

A Deepin Store recebeu muito mais aplicativos e está cada vez mais completa também, ela agora possui uma sessão completa de aplicativos Flatpak, assim como fez o Linux Mint na sua Mint Install.

Linux Deepin Flatpak
Linux Deepin Flatpak

Em termos de repositório, o repositório padrão continua um pouco lento, sendo necessário alternas o /etc/apt/sources.list para ter um download mais rápido, como mostramos neste tutorial.

Inclusive, fica como sugestão para os desenvolvedores. Durante a instalação o Deepin poderia fazer o benchmarks de velocidade de mirrors e configurar o mais veloz para cada usuário, visto que a opção de alterar os mirrors que existe no painel de configurações não me parece ser muito eficientes.

Novidades na interface

Conforme a entrevista que os desenvolvedores do Deepin concederam ao blog Diolinux há quase um ano, o Deepin agora está entrando em uma fase de lapidação, sem mudanças drásticas, mas ainda assim com vários implementos.

O Deepin File Manager, ou gestor de arquivos, recebeu várias implementação. Uma delas é que o gestor de arquivos, assim como vários outros aplicativos, suportam o tema Dark de forma individual. Você agora não precisa alterar o tema do sistema inteiro para ter um tema escuro em uma aplicação, basta alterar nas configurações de cada aplicativo.

Deepin File Manager

Outra novidade no gestor de arquivos é a possibilidade de adicionar tags com cores a pastas e arquivos. Ao marcar qualquer arquivo com uma tag de qualquer cor, um marcador é adicionado na coluna lateral esquerda, assim como temos no macOS, mas de forma dinâmica.

Deepin File Manager

O modo compacto do menu, que por padrão é em tela cheia, agora tem um visual mais parecido o menu do antigo Windows 7, com atalhos para pastas, aplicativos mais recentes, campo de busca, configurações do sistema, opções de desligar, reiniciar, suspender e mais, além de exibir o relógio do sistema com data e hora. No topo também temos o acesso rápido as configuração de seu usuário.

k r6VTGWqiyVeW613vLPUA6SrMRTH5hZhvDkqbRm2P1E4Y534 fAp5EwC4lDLMUcsliKIxuZWtTenUdfPgDQdVW1wzTCSMlrUbfqu30JEXk0iDyutKSz xfIX2P2yp43z6sa hZ0

Falando em configurações, o painel lateral do Deepin recebeu uma atualização muito bacana, agora enquanto você navega pelas opções e configurações o painel exibe também os ícones de cada sessão, permitindo que você possa facilmente deslocar-se para outra sessão com maior agilidade.

ySmY4Rx7UTq5ekfPHtGP0vqNE 7smxr1F49Mp 5yRgYOIB0qh6R6Ud5OhxGJIqBOkYVxHMg2U JIMgTpFF58PAxBTqXreqdO dRXKGn rlCB ecLpTDegH WoURA9tht3A1mN0lO

Outra ferramenta nativa que ganhou várias implementações é o “Deepin Manual”, que como o nome sugere é uma aplicação do tipo manual com todas as informações sobre cada um dos aplicativos fornecidos pelo Deepin.

Deepin Manual
Deepin Manual

Outra ferramenta muito bacana que foi criada para esta próxima versão do Deepin é o “Deepin Introduction”.

Deepin Bem-vindo

O aplicativo mostra um vídeo introdutório das funções básicas do ambiente gráfico e também dá algumas opções básicas para o usuário configurar:  Como, por exemplo, a opção de usar a área de trabalho no “modo fashion” ou no “modo eficiente”, escolher qual tema de ícones o usuário quer utilizar e até se quer usar ou não efeitos nas janelas da interface.

Deepin Bem-vindo

Se você estiver interessado em baixar essa versão Beta do Deepin para fazer os seus próprios testes deste link do Google Drive.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!