Agora você pode usar o Kali Linux de dentro do Windows 10

Agora você pode usar o Kali Linux de dentro do Windows 10

A mais nova distribuição Linux a fazer parte da Windows Store é o popular Kali Linux, uma das distros mais famosas no ramo de PenTest. O processo é feito, assim como com o Ubuntu, SUSE, Debian, etc, através do WSL (Windows Subsystem for Linux).

Kali Linux Windows Store

Os desenvolvedores do Kali Linux anunciaram a integração do projeto à Windows Store. O aplicativo do Kali é distribuído gratuitamente e funciona exatamente como o “Ubuntu on Windows” e permite que os usuários usufruam  de alguns recursos da distro através do sistema da Microsoft.

Os desenvolvedores comentam que existem muitos usuários, estudantes e “pentesters” que muitas vezes estão presos ao sistema da Microsoft por conta de opções empresariais em seus ambientes de trabalho, com esta aplicação, o Kali se torna mais flexível e permite que até mesmo usuários do Windows possam utilizá-lo.

Apesar disso, a usabilidade ainda é muito mais limitada se comparada com a distro em si, o primeiro ponto é que o “Kali on Windows” permite (nativamente) o uso de apenas softwares que são em modo texto, e falando nisso, nenhum deles vem pré-instalado, no entanto, o repositório rico em aplicações de testes de penetração e hacking do Kali Linux está à disposição.

Como instalar o WSL do Kali Linux no Windows 10

O recurso WSL ainda está em fase Beta e precisa ser ativado no Windows antes de você simplesmente fazer a instalação pela Windows Store. Abra o PowerShell (terminal) do Windows e rode o seguinte comando:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Windows-Subsystem-Linux

Você também pode habilitar essa opção através da interface:

Configurando o Kali Linux no Windows

ꔷ Vá até o painel de controle e clique em “Apps”;

ꔷ Em “Aplicativos e Recursos” do lado esquerdo, observe o link no painel direito e clique em “Programas e recursos”;

ꔷ Do lado esquerdo da janela que se abrir clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows”;

ꔷ Na janela que se abrir procure por “Windows Subsystem for Linux” ou “Subsistema do Windows para Linux” e ative a função;

ꔷ Reinicie o computador;

ꔷ Instale o aplicativo do Kali à partir da Windows Store.

Com isso você encontrará o aplicativo do Kali no menu do seu Windows 10.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Microsoft torna Open Source seu app calculadora
Continue lendo

Microsoft torna Open Source seu app calculadora

Há quem diga que a Microsoft apenas está preparando o terreno para num futuro próximo “se apropriar” do Linux e do mundo Open Source, ainda existe quem afirma que com o Satya Nadella a postura da empresa mudou e que a MS adaptou-se ao mercado, porém sempre existirá a dúvida pairando na mente, de quem viveu aquela época obscura da empresa.
A importância do Linux para Hollywood
Continue lendo

A importância do Linux para Hollywood

A indústria milionária do cinema em Hollywood também usa muito Linux nas produções, talvez o seu filme favorito tenha sido feito usando o sistema do Pinguim. Filmes legendários como o Titanic foram realizados por conta da maleabilidade do Linux para se adaptar à escala necessária para realizar um projeto como este.