TutoriaisUbuntu

ttf-mscorefonts-installer erro no Ubuntu, veja como resolver.

Recentemente o pacote de instalação de fontes ttf do Ubuntu corrompeu seus links fazendo com que os usuários recebem a mensagem de erro que indica uma falha no pacote “ttf-mscorefonts-installer“, ainda que as fontes em si estejam instaladas, veja agora como resolver este problema.

Este é um erro relativamente simples de resolver, é provável que a Canonical conserte o problema em breve, mas se você não quiser esperar e ainda de quebra, remover essa janelinha chata do seu sistema, vamos fazer alguns procedimentos.

Basicamente, o problema é o pacote com links errados, aparentemente as fontes mudaram de endereço e o pacote ficou obsoleto, mas podemos usar um pacote deb empacotado por outra distro para contornar a situação, no caso o Debian.

Corrigindo o problema

Você pode resolver instalando este pacote .deb, recomendo remover o ttf-mscorefonts-installer atualmente instalado, mas isso não chega a ser essencial, a instalação pode demorar um pouco mais que o normal, pois é necessário instalar várias fontes e fazer o download das mesmas.

Se você preferir fazer pelo terminal, é possível também, assim você consegue acompanhar detalhadamente a evolução do processo:

sudo apt purge ttf-mscorefonts-installer
wget http://ftp.de.debian.org/debian/pool/contrib/m/msttcorefonts/ttf-mscorefonts-installer_3.6_all.deb -P ~/Downloads
sudo apt install ~/Downloads/ttf-mscorefonts-installer_3.6_all.deb

Rode um comando por vez, aguarde o término da ação e problema resolvido.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!