DeepinSistemas operacionaisTutoriais

Como melhorar a velocidade de download de pacotes do Linux Deepin

O Deepin é uma distribuição Linux chinesa com base no Debian que eu gosto muito, ela tem vários diferenciais interessantes e sob o meu ponto de vista, está muito próxima de se tornar a melhor opção para usuários novatos, tanto para quem vem do Windows, quanto para quem vem do Mac, mas ela tem um problema, seus mirrors de download ainda são muito lentos, entretanto, há uma forma de corrigir isso, confira:

O Deepin tem um repositório incrivelmente vasto, a maior parte das aplicações você encontra através da Central de aplicativos do sistema, porém, você que é brasileiro, deve ter percebido como os downloads de aplicações do repositório são lentos. Infelizmente o Deepin ainda não tem muitos mirrors ao redor do mundo e a ferramenta de detecção de melhor espelho que o sistema possui não parecer ser muito eficiente.

Veja também: Review do Linux Deepin 15.2

O que vamos fazer para contornar o problema e fazer o Deepin baixar os pacotes com maior velocidade é mudar o servidor para um que existe no Brasil.

Obs: Meus comprimentos ao Bruno Gonçalves que me ajudou com este problema e todos os demais que fazem parte do nosso grupo no Telegram.

Temos que mudar o arquivo de repositórios e configurá-lo para os mirros brasileiros, você pode escolher o que estiver mais perto de você, ou testar ambos para ter certeza de qual é o mais veloz para você.

Temos um Mirror da USP (São Paulo) e outro da UFPR.

Abra o terminal e digite o seguinte comando:

sudo gedit /etc/apt/sources.list
Terminal Deepin

O arquivo que vai se abrir é este abaixo, o que precisamos fazer é comentar a linha do repositório oficial do Deepin e adicionar no final do arquivo a seguinte linha:

Velocidade nos Mirrors do Deepin
Obrigado ao leitor Wesley Henr pela colaboração, adicione ele no Telegram: http://t.me/Wesley_Henr

Mirror da USP:

deb [by-hash=force] http://sft.if.usp.br/deepin/ panda main contrib non-free

Mirror da UFPR:

deb [by-hash=force] http://linuxdeepin.c3sl.ufpr.br/deepin/ panda main contrib non-free

Repare que estamos usando o codinome “panda”, que é a release do Deepin atual, se você quiser atualizações mais recentes ainda e não completamente testadas, é possível usar o repositório unstable também, basta substituir a palavra “panda” por unstable, como na imagem abaixo:

Por exemplo:

deb [by-hash=force] http://linuxdeepin.c3sl.ufpr.br/deepin/ unstable main contrib non-free
P890dMnQBtTBF0Ufqo VUFevpfI6R

Com o ajuste o arquivo ficará assim:

TF8tvewjvyWw Lu Ck3zV 9N0f5KZ5KZLFkBk M5e9XBv 2 FdpgbWeeeNpwg KmkwT 8cnY9OuKG0 7bgS9iuhFH6iMghStdyAwEWH2YIquH FxK QKOps vkUZtzj2mPOXMKv

Salve e atualize o repositório com:

sudo apt-get update

Tente instalar um programa qualquer pelo terminal ou pela Central de aplicativos e você verá a diferença.

Veja o processo em vídeo:

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!