Conheça o Ukuu – Ubuntu Kernel Update Utility

Conheça o Ukuu - Ubuntu Kernel Update Utility

Quem procura uma ferramenta gráfica para manipular o Kernel do Ubuntu acaba de encontrar uma ótima ferramenta, o Ukuu (Ubuntu Kernel Update Utility), assim você pode ter sempre a última versão do Kernel Linux no seu sistema sem muitos problemas.

Existem algumas distribuições que criaram soluções próprias para isso, como o Manjaro Linux e o Linux Mint, que possuem um instalador gráfico de Kernel, para o Ubuntu, isso não era uma função tão à mão assim, apesar de também ser possível fazer essa manipulação de uma forma mais manual.

Veja aqui como instalar manualmente qualquer versão do Kernel no Ubuntu

Além da opção de atualizar manualmente, há também este script que mantém o seu Kernel no Ubuntu sempre na última versão, entretanto, o script não permite uma manipulação individual de versões, coisa que o Ukuu permite, vamos conhecer melhor a aplicação.

Ukuu – Ubuntu Kernel Update Utility

Kernel Ubuntu

O Ukuu é um utilitário para o Ubuntu que permite manipular as versões do Kernel Linux que vem diretamente o repositório Mainline do Ubuntu, ou seja, ele não vem do kernel.org isso garante uma melhor compatibilidade com o sistema, já que o Kernel do Ubuntu contém drivers e otimizações feitos especialmente para a plataforma. 

Como instalar o Ukuu no Ubuntu?

O Ukuu é distribuído via repositório PPA, então você pode usar os comandos abaixo ou instalar via interface gráfica, aqui vão algumas dicas caso você não goste de usar o terminal:

Como instalar programas via PPA graficamente

Como remover programas instalados via PPA graficamente

Ou, se você preferir o terminal:

sudo apt-add-repository -y ppa:teejee2008/ppa 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install ukuu

Depois da instalação você encontra o Ukuu no menu do seu sistema, vamos falar agora de como ele funciona e de algumas funções legais que ele tem também.

Ubuntu Kernel Update Utility

Ao abrir a aplicação, você verá uma série de versões diferentes do Kernel aparecendo ali para que você pode escolher, as versões também possuem um status:

Running: Significa que o Kernel está em execução.

Installed: Significa que o Kernel está instalado mas não está rodando no momento, sendo possível acessá-lo através do GRUB.

Você deve ter reparado também que existem logos do Ubuntu e do Tux antes da versão de cada Kernel, os que possuem os logos do Ubuntu são Kernels que são instalados pelas atualizações padrão do Ubuntu, os que possuem um Tux são os que são instalados através do Ukuu.

Para instalar o Kernel que você deseja, como a última versão disponível, basta clicar no Kernel que você deseja e clicar em “Install”, então é só aguardar o processo.

Kernel Update

Depois de instalado, para usar o novo Kernel será necessário reiniciar o computador.

Vamos explorar um pouco mais…

Clicando em “Settings” na aplicação, nós teremos acesso a mais algumas opções que podem ser interessantes.

Configurações do Ukuu

Você pode configurar aqui as notificações de novas versões do Kernel e mais abaixo temos duas opções interessantes, esconder as versões RC (Release Candidates) do Kernel Linux do Ubuntu a opção de esconder versões do Kernel abaixo da 4.0, caso você queira utilizar estas versões, basta configurar aqui.

Bacana né, estou utilizando a aplicação e instalei o Kernel 4.7 para testar nela e está funcionando corretamente.

Use com cuidado e até uma próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como configurar um SSD no Ubuntu? Simples, liga e usa.
Continue lendo

Como configurar um SSD no Ubuntu? Simples, liga e usa.

Os dispositivos de armazenamento sólido, os SSDs, são o sonho de consumo de muitas pessoas, eles ainda são um pouco caros mas seus valores tendem a cair com o passar do tempo, eles são capazes de fornecer um excelente desempenho para o seu computador e muita gente pode se perguntar, é preciso configurar alguma coisa para usar ele no Ubuntu?