Editorial

Tudo o que você precisa saber sobre Unity 8

O Unity 8 desperta muito interesse entre os usuários, vamos tentar esclarecer as principais dúvidas que você possa ter sobre a futura interface do Ubuntu.

O que sabemos sobre o Unity 8?

Acho que a dúvida mais óbvia da maioria é: O Unity 8 vai ser parecido com o Ubuntu Phone? Essa pergunta existe por conta da confusão que a convergência gera. A convergência do Unity 8 se dará principalmente a nível de código, o visual do sistema deverá (e tem de ser) diferente do visual dos celulares.

Desta forma, apesar de ser visualmente semelhante com o Smartphone, a Canonical sabe que o usuários precisam de um experiência diferente no Desktop, o Unity será o mesmo a nível de código, mas não será o mesmo (visualmente falando) no desktop, isso é a convergência.

Outra coisa que deixa as pessoas com dúvidas sobre a nova versão da interface gráfica do Ubuntu é o fato do desenvolvimento ser lento; lento a ponto de parecer que ele está sendo deixado de lado sempre que alguma outra coisa surge, mas a verdade é que tirando os desenvolvedores que mexem com o código, os usuários “comuns” não conseguem ver mudanças significativas na interface do sistema, isso acontece porque o novo Unity ainda está passando pela fase de convergência completa para o Desktop, só depois disso é que a interface será efetivamente mexida.

O criador do Ubuntu, Mark Shuttleworth, queria o Unity 8 já no Ubuntu 14.04, algo que não foi possível e que provavelmente não será também na nova LTS que sai em Abril, o Ubuntu 16.04 Xenial Xerus, desta forma, o lançamento deve acontecer efetivamente somente em Outubro de 2016 com o Ubuntu 16.10.

Pacotes Snappy

Este é outro ponto bastante comentado e que gera muitas dúvidas, o Snappy pode ser muitas coisas, isso depende do seu ponto de vista sobre ele. Para os desenvolvedores é chance de tentar algo novo, de conseguir gerir e gerar aplicações de uma maneira facilitada, tanto para computadores como para “coisas”, como geladeiras, drones, etc. Para o Ubuntu é a chance de ter um sistema tão estável quanto qualquer LTS só que muito mais atualizado, e finalmente para o usuários, é a chance de não precisar lidar mais com dependências de pacote.

Mir

O Unity 8 só funciona com o Mir, ele está amarrado a este servidor gráfico, uma vez que o X.org não tem a mesma capacidade de convergência e o Wayland seguiu outra linha de desenvolvimento, de modo que qualquer distro que queira usar o Unity 8, que não seja o Ubuntu, vai ter que importar o Mir também, o que não parece ser um grande problema. Atualmente o Unity 8 com o Mir só funcionam em hardwares Intel, mas Nvidia e AMD já declararam o suporte para o sistema, entretanto, os drivers ainda não estão prontos.

Extras

Existem algumas matérias que separamos com conteúdo extra para você ficar ainda mais por dentro do que vem com aí com o Unity 8:

– Como instalar o Unity 8 no seu Ubuntu Desktop sem afetar o sistema padrão;

Canonical define os objetivos do projeto Unity 8;

Canonical trabalhar no suporte para Multimonitores no Mir

Ubuntu 16.04 LTS virá com Unity 7 otimizado;

Demonstração do Ubuntu Touch em modo Destkop;

7 Imagens do Ubuntu Touch rodando em modo Destkop em um Nexus 4;

Comparação do Unity 8 Greeter com o modo Mobile;

Com isso você já deve ter uma boa base para saber o que esperar no novo Unity, sempre que surgirem novidades sobre ele você vai receber as informações aqui no Diolinux, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!