Top 10 coisas para se fazer depois de instalar o Ubuntu 15.04

Preparamos 10 dicas sensacionais para você deixar o Ubuntu 15.04 mais pronto do que nunca para todas as suas atividades diárias, vamos começar?
10 coisas para fazer no Ubuntu 15.04

Confira as melhores dicas para você deixar o seu Ubuntu 15.04 perfeito!

Vamos começar com: 5 coisas que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu

O lançamento do Ubuntu 15.04 foi feito a pouco tempo e ele já é, na minha opinião, o melhor lançamento até o momento com o Unity desde de 2011.

– 10 motivos para você mudar do Windows para o Ubuntu

– Guia completo de migração para o Linux 

Ao mesmo tempo que descobrimos que o Ubuntu passou de 25 milhões de usuários no mundo estávamos preparando este artigo especial para te ajudar a deixar o seu Ubuntu novo pronto para produção e também para entretenimento.

Top 10 coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu

10 – Atualizar o sistema

Exatamente, mesmo que o sistema tenha sido lançado recentemente é bem possível que já hajam atualizações disponíveis, portanto, procure pelo programa “Atualizador de Programas” no menu do sistema e faça esta verificação.
Atualizado de Programas
9 – Instalar os Drivers de Vídeo
Se você possui placas Nvidia ou AMD e tem a pretensão de aumentar o desempenho do seu sistema isto é indispensável, abra o menu do Ubuntu e procure por “Drivers Adicionais” e instale o driver recomendado.
Drivers novos o Ubuntu

8 – Instalar Codecs Multimídia


Para ver filmes, ouvir música, ter suporte a Flash entre outras facilidades é necessário instalar um pacote de codecs, para isto basta instalar o pacote ubuntu-restricted-extras que se encontra na Central de Programas do Ubuntu.
Codecs Multimídia no Ubuntu
7 – Instalar o Unity Tweak Tool
Para configurar a aparência do sistema e deixar ele com os seus gostos pessoais em comportamento e aparência nada melhor do que o Unity Tweak Tool, ele está na Central de Programas do Ubuntu também, basta pesquisar por ele:
Unity Tweak Tool
6 – Reativar o menu global

No Ubuntu 15.04 os menus voltaram a ser integrados com as aplicações como eram há uns 2 anos atrás por padrão, quem se acostumou com o ótimo menu global nas últimas versões do Ubuntu pode estranhar isso um pouco; trazê-lo de volta não é um grande problema, abra o menu e procure pelo aplicativo “Aparência“, na aba “Comportamento” marque a opção “Na barra de menu
configurar menus
5 – Configure a sua privacidade

O Ubuntu inclui a busca online na Dash (menu do sistema) mas isso pode ser configurado, assim como o envio de informações para a Canonical e também a indexação de arquivos, abra o menu e procure o aplicativo “Segurança e Privacidade” e configure de acordo com as suas preferências.
Configuração de privacidade
4 – Instale o Steam
Diversão com jogos agora também rola aqui no Linux, abra a Central de Programas e instale a mais popular plataforma de jogos do mundo, basta pesquisar por Steam.
Instalando o Steam no Ubuntu
3 – Instale o Spotify
Você gostar de ouvir músicas com o Spotify? Então você pode fazer isso no Ubuntu também, para ver como instalar o cliente Spotify no Ubuntu, clique aqui.
Spotify no Ubuntu
2 – Instale mais alguns programas interessantes
A central de Programas é recheada de possibilidades, aqui vão algumas sugestões de programas que você encontra e pode instalar por lá:
VLC (ótimo player multimídia)
GIMP (editor de imagens semelhante ao Photoshop)
Inkscape (editor de imagens vetoriais semelhante ao Corel Draw)
PlayOnLinux (Permite executar aplicativos feitos para Windows no Linux)
Kdenlive (poderoso editor de vídeo semelhante ao Sony Vegas)
1 – Faça uma limpeza geral

Agora que você instalou tudo o que queria é uma boa hora para fazer uma faxina, o Ubuntu pode armazenar muitos arquivos em cache depois de uma grande atualização e/ou depois de instalar muitos programas, então vamos usar o Bleachbit para fazer uma limpeza, ele está na Central de Programas do Ubuntu.
Programa para fazer limpeza no Ubuntu

Dicas e informações adicionais

Existem muitas possibilidades de coisas para se fazer depois de instalar o Ubuntu, afinal, cada pessoa tem necessidades diferentes, por isso, seguem aqui algumas coisas que podem ser úteis para você:
Ufa! Acho que agora você já tem uma boa base para usar o novo sistema não é verdade?
Até a próxima, assine a nossa newsletter para receber as atualizações do blog no seu e-mail e aproveite o seu Ubuntu! 🙂

————————————————————————————————————————–
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Talvez Você Também Goste