Elementary OSNotícias

Polêmica: A ideia de tornar o Elementary OS pago é uma droga!

O desenvolvedor do projeto Elementary OS cogita a hipótese de tornar o distro paga

Atenção: Este é um artigo de opinião, se a sua for diferente deixe ela nos comentários.

Hoje chegou aos nossos ouvidos ( ou seriam olhos? ) a ideia de Daniel Foré, líder do projeto Elementary OS, em tornar a distro paga.

Como era de se esperar a notícia não foi recebida com “vivas” pela comunidade, afinal uma distro Linux paga é algo no mínimo exótico, mas em fim.

O maior argumento de Daniel é que eles estão sem nenhum tipo de fundos para desenvolver a próxima versão do sistema operacional chamada de Isis, que provavelmente seria feita em cima do próximo LTS do Ubuntu, depois de 300 mil downloads da distro ela ganhou mais notoriedade na comunidade, e os comentários são variados para bem e para mau.

Não vejo nada demais em o Elementary OS ser pago, não vejo mesmo, os desenvolvedores trabalharam muito para deixá-lo como está e podem querer perfeitamente receber por isso, porém essa atitude vai fazer o Elementary OS ser muito mal visto aos olhos da comunidade, afinal de contas quem gosta de pagar por Linux?

Se você já baixou o Elementary OS, deve ter visto que antes do download o site sugere uma doação de 10 dólares para os interessados, o Ubuntu faz algo semelhante até aí nada demais, o problema mesmo seria impor este pagamento para termos um Ubuntu com o ambiente gráfico Pantheon como se fosse muito difícil instalar o Ubuntu 12.04 e instalar o Pantheon através do repositório.

Tela de Download

Sei também que algumas pessoas pagariam para usar o Elementary e cada um tem suas preferências mas pelo bem da distro acho que não seria uma boa ideia, seria mais viável criar campanhas de arrecadação como a maioria das distros fazem se os usuários do Elementary forem realmente tão apaixonados quanto aparentam ser certamente eles vão apoiar o projeto.

Não vou dizer o que eu acho da distro aqui mas se você quiser ver uma análise que fizemos veja este artigo onde analisamos friamente o eOS.

Acho que o Elementary bem boas características, algumas que devem ser observadas por outras distros como a aparência a integração dos aplicativos mas ela é muito jovem ainda para querer dar uma passo maior que as pernas dessa maneira, tem muitas características que eu considero necessária a mudança, ao começar pela área de trabalho onde não se é possível trabalhar que é a minha maior implicância.

A Notícia já está fazendo efeito

Não sei se era bem essa a intenção de Daniel Foré, mas o fato dele sugerir isso já faz com que ele tenho uma melhor compreensão do que pode acontecer, ver que tantas pessoas são contra a venda do Elementary, algumas poucas à favor já faz ele ter uma ideia da dimensão do “boato” que ele criou e o mais importante, fez os interessados no projeto ficarem à par da situação financeira e quem sabe coçarem os bolsos atrás de algumas moedas e quem sabe alguma empresa que resolva patrocinar não é verdade?

Elementary, o Mac OS dos pobres ( Leve na brincadeira )

Uma coisa é certa o Elementary OS ainda não é todo o sucesso que aparenta e temos um termômetro bem sensível para medir isso, quem já usou um Mac OSX sabe que a aparência e funcionalidades dos apĺicativos (95% deles ) do Elementary são iguais aos do Montain Lion, se o Elementary fizer sucesso a Apple vai mostrar suas patentes como sempre!

Afinal usar Mac Icons e iAppearence enquanto você está dando algo de graça é uma coisa, mas cobrar por isso pode gerar problema jurídicos.

Visitando o Perfil de Daniel no Google+ podemos ver que ele simpatiza com algumas “iCoisas” e isso certamente influenciou em seu trabalho.

E mais, até a MacWorld  já constatou que o Elementary é um MacClone, e sei lá meus amigos mas o único motivo de Macfags falarem de uma distro Linux seria para mostrar o quanto ela copia o “melhor sistema do mundo”. 

O que me é claro é admiração pela Apple de Daniel mas ele tem que decidir logo que vai seguir o “caminho do pomar” ou se vai abraçar a comunidade e se apoiar nela.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!