Para que serve a Pasta “Modelos” no Ubuntu: aprenda a usá-la para agilizar o seu trabalho.

Ela sempre esteve ali mas eu nunca me importei

Para que serve a pasta Modelos no Ubuntu
Se você sempre viu ela, nunca apagou ( aliás nunca fez nada com ela ) deve estar se perguntando o quanto útil pode ser um diretório como este.
Na verdade este diretório é muito prático e pode facilitar muito a vida das pessoas.
Dentro desta pasta ficam todos os modelos de documentos, ou tipos de arquivos que você pode criar rapidamente a partir deste painel:
Este sim você já conhece, este é o menu de contexto na área de trabalho, quando você clica com o botão direto do mouse uma das opções é Criar novo documento, através dele normalmente você tem somente uma opção, Documento Vazio, este tipo de arquivo abra normalmente usando o Gedit ( ou outro editor de texto que você tenha ), repare que na imagem acima eu já adicionei uma nova entrada chamada Novo Documento Writer, quando eu clico nesta opção ele cria para mim um arquivo na área de trabalho .ODF, ou seja um documento de texto do tipo “Word” para ficar mais claro.

Como eu fiz isso?

Para bom entendedor meio artigo basta, mas como queremos mostrar tudo passo a passo para você vai a dica, todo tipo de arquivo padrão que você colocar dentro da pasta Modelos na sua Home aparece neste menu.
Vamos adicionar agora então para você aprende direitinho um arquivo do .ODS nesse menu, ou seja, um arquivo do tipo planilha ( como o Excel).
Para isso abra o Libre Office Calc, com o programa aberto não modifique o documento e clique no menu Arquivo >> Salvar Como… >> e escolha a pasta Modelos como destino 
( /home/seu_usuario/Modelos ) >> Dê um nome adequado para que ele como Documento Calc
Pronto!
Agora experimente ir no Menu te Contexto na área de trabalho, na opção Novo Documento você terá este modelo facilitando o seu serviço.
Daí pra frente vai da sua imaginação, é possível colocar modelos de documentos que você sempre precisa fazer para o trabalho, é uma boa maneira de otimizar um pouco do seu tempo.
Você conhecia a funcionalidade desta pasta? Comente abaixo.
Até a próxima pessoal. =)

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?


Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 
2 Comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez Você Também Goste