Trabalhando com Cad no Ubuntu: Conheça as opções

Trabalhando com Cad no Ubuntu: Conheça as opções

Conheça as principais opções ao AutoCad da AutoDesk

Eu já estava pensando em fazer um post sobre este tema, estava adiando para juntar um pouco mais de informações, pesquisar um pouco mais etc…

Porém hoje um leitor me pediu esse favor pois estava iniciando no mundo do Pinguim e gostaria de saber quais as opções que temos para trabalhar com Cad.

O Mercado

Infelizmente o mercado de engenharia civil é ainda muito preso ao programa da Autodesk, por dois motivos, padronização de mercado ( mesmo caso do Windows ) e porque realmente ele se mostra a solução mais completa para tal finalidade.

Se ele é o melhor do que adianta falar de outros programas?

Bom, existem realmente boas opções que suprem a maioria dos recursos do Cad da Autodesk, costumo dizer que um bom profissional faz o seu trabalho bem com qualquer programa.

Vale lembrar que é possível instalar o AutoCad no Linux através do Play on Linux, mas mostrar este tipo de emulação não é o foco do artigo e sim mostrar as opções.

BRL-CAD

Com este programa é possível fazer desenhos em 2D e 3D, ele tem características semelhantes ao AutoCad ( só não é tão bonito ), confira algumas imagens:

BRL-CAD
BRL-CAD
BRL-CAD

Ele possui versões para sistemas de 32 e 64 bits, vamos a instalação; abra o terminal e cole os seguintes comandos para máquinas de 32 bits.

sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/brlcad
sudo apt-get update
sudo apt-get install brlcad

Para 64 bits faça:

sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/brlcad64
sudo apt-get update
sudo apt-get install brlcad

Se você não sabe se seu sistema é 32 ou 64 bits clique aqui! 

FreeCAD

Outra boa opção é o FreedCad, também é um software livre, na minha opinião é menos poderoso que o BRL-CAD.

Freecad

Este pode ser instalado através da Central de Programas do Ubuntu, clique no link abaixo:

BvLNktSQiwhcFsJdrvgpU27OQ6YUcazCPmefvWmO6t3eA780zJFcIbor1b0lqAesmOg9WnbYAQimo1ppUS9I2zSC2qTXEhdG1tSbjo72YUOiupKXplEe3s Z MoutD1O8Z1q1o74

LibreCad

Este é dos mesmos desenvolvedores do LibreOffice, popular suíte de escritório open source, ele é relativamente novo mas já tem ganhado boas avaliações pelos usuários, principalmente os de Ubuntu.

LibreCad

O único Detalhe contra é que ele apenas trabalha com desenhos em 2D. Você pode instalá-lo através da Central de programas do Ubuntu clicando no Link abaixo:

FobTbfIo3YsraVSyuKK2Eo7 253L5Azqj50 khsafgHKylxSlbZkMU7NOC9HTs9lvAYrK8IFyjj q81CVlK3e h4 Z83UGg

Bônus

Agora vou apresentar outros recursos que podem ser igualmente úteis mas que não são um “programa de Cad” propriamente ditos.

Existem boas opções para fazermos design de ambientes, são eles:

– SweetHome 3D ( Temos um artigo especial sobre ele, clique aqui )

– AutoCadWS

-AutoDesk Home Styler

Como eu sitei, já temos um artigo sobre o primeiro, então vamos concentrar as energias nos dois últimos que são soluções online da própria Autodesk, empresa que desenvolve o popular AutoCad.

Ambos são aplicativos para o Google Chrome.

AutoCadWS

Ele não é destinado a fazer plantas, ele é direcionado a visualizar arquivos do Autocad e fazer pequenas mudanças online mesmo, existem aplicativos para Smartphones inclusive.

uXiToW05YTwbORNVa1QhIbom00xTaCK10XmVW5qyXEuLEvXbc0e1cl29Dd Bw 6MC8yurKEUmm JO0FDwtWRp6h3it72z4zV1P6THZnr7Qh2szd4fi91K5WUemvYLA8yGAmLl8kD

Faça o Download

Autodesk Home Styler

Este é mais semelhante ao Sweet Home 3D, com ele é possível desenhar interiores, ele também está disponível gratuitamente na Chrome Web Store.

gtIPskAVFXc 4qXqfj79ANtZIHBPXNAYRV6NdAdcpTipQAwzb

Faça o Download

Considerações Finais

Gostaria de dizer que eu não sou um profissional da área, e não vou ser pretensioso e apontar este ou aquele programa, seria interessante se um profissional pudesse testar os softwares e fazer um review, publicaremos aqui com o maior prazer. =)

Então é isso galera, espero que o artigo tenha sido útil.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como instalar o Spark Messenger no Ubuntu e no Linux Mint
Continue lendo

Como instalar o Spark Messenger no Ubuntu e no Linux Mint

O Spark é um cliente de mensagens instantâneas open source, focado em atender empresas e organizações. Ele possui suporte integrado para bate-papo em grupo, integração com VOIP e uma estrutura de segurança muito interessante. Hoje você vai aprender a instalar ele no Ubuntu e no Linux Mint.