diolinux- criador de sites com ia
Wordpress

Testamos o criador de sites com IA da Hostinger 

As ferramentas com inteligência artificial (IA) estão se tornando cada vez mais presentes em nossas vidas e a criação de websites não seria uma exceção. Ferramentas como o criador de sites com IA da Hostinger prometem ajudar pequenas empresas e profissionais autônomos a terem um site profissional e atualizado, enquanto não atingem uma escala onde é viável investir em profissionais especializados. 

Neste artigo, vamos testar como o criador de sites com IA da Hostinger funciona, para entender até onde é possível chegar com ele. 

17 ferramentas de Inteligência Artificial que vão muito além do ChatGPT!

O que é um criador de sites com IA? 

Os criadores de landing pages ou criador de sites com IA de forma geral, usam a tecnologia de aprendizagem de máquina para gerar conteúdo para internet com base em algumas informações fornecidas pelo usuário (prompt) que pode incluir uma descrição do tema do conteúdo e qual é a palavra-chave que se deseja trabalhar, essas ferramentas podem criar páginas de produtos, descrições ou até artigos completos. 

Em comparação com o fluxo tradicional de criação de uma página, onde você precisaria escrever todos os textos, revisar, escolher as imagens, editar fotos e depois montar uma página com layout que atinja os objetivos de se comunicar claramente com seu público, realmente parece um belo avanço. 

Acredito que ferramentas assim fazem todo sentido, quando pensamos em um cenário onde uma pessoa com apenas o básico do conhecimento sobre sites precisa manter seu conteúdo atualizado, como pequenos restaurantes, padarias, lanchonetes e diversos profissionais autônomos como manicures, contadores ou confeiteiros. 

Aqui eu deixo uma ressalva pessoal, lembrando que por mais “mágicas” que ferramentas assim possam parecer, elas podem gerar conteúdo impreciso ou totalmente fora da realidade. Então, sempre revise e use o criador de sites com IA para te ajudar a otimizar processos repetitivos, para que você tenha mais tempo hábil para tornar seu conteúdo único e atrativo para seu público. 

Começando do zero com o criador de sites com IA 

A ferramenta que testamos para esse artigo é o criador de Landing Pages com IA da Hostinger, e a proposta não poderia ser mais simples, para começar a criar basta descrever o conteúdo que precisa criar e a ferramenta gera um conteúdo para sua landing page ou blog post, com imagens relevantes, otimização de SEO e mantendo a coerência com conteúdo do seu site.  

Segundo as informações disponíveis no site do criador de sites com IA da Hostinger, ele também vem com ferramentas de inteligência artificial otimizadas para ajudar seus usuários a aumentarem suas chances de conseguir negócios pela internet. Estas seriam alguns dos diferenciais do criador de sites com IA da Hostinger. 

  • SEO com IA para aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.  
  • Mapa de Calor IA para posicionamentos estratégicos de CTA.  
  • Escritor IA para gerar conteúdos incríveis para seu site. 

Existem duas formas de você usar o criador de sites com IA da Hostinger, a primeira é durante o processo de setup do seu website na hospedagem, onde você pode escolher a opção “Criador de Sites da Hostinger com IA” o que vai gerar uma experiência no WordPress customizada pela Hostinger, que usa um tutorial guiado para criar seu website e primeiros conteúdos de forma quase automática. 

criador de sites com ia 002

Durante o tutorial, você deve informar o nome do site (ou marca) e uma descrição do tipo de conteúdo que você planeja publicar. Clicando nas opções em “Preferências de personalização” é possível escolher opções de estilo que incluem: me surpreenda, minimalista, elegante e cores vivas. E é possível deixar o sistema escolher automaticamente uma paleta de cores ou você pode definir quais cores deseja utilizar. 

criador de sites com ia 003

Após analisar as informações fornecidas, o criador de sites com IA apresentou um design até que interessante, considerando que quem estaria usando é uma pessoa sem treinamento para fazer um layout “na unha”. Outro ponto interessante é que ao acessar o novo site, você pode utilizar um menu interativo que te guia na configuração de todos os principais elementos de um website como: 

  • Editar os cabeçalhos; 
  • Atualizar o logotipo do cabeçalho; 
  • Adicionar endereços das redes sociais; 
  • Testar uma versão otimizada para dispositivos móveis; 
  • Organizar a ordem das páginas no menu de navegação. 
criador de sites com ia 005

Dedicando um tempo para preencher todos os passos indicados no menu interativo, você terá um website alinhado com várias das melhores práticas de SEO e otimização para buscadores. Novamente, nada mal, considerando que neste cenário quem estaria usando a ferramenta não tem familiaridade com nenhum destes conceitos e nem sequer saberia por onde começar. 

Criando conteúdo com o criador de sites com IA 

Caso o seu site já esteja hospedado na Hostinger e você esteja utilizando uma versão tradicional do WordPress, sugiro que entre em contato com o suporte ao cliente da Hostinger para saber se o plugin está incluso no seu plano. Caso ele faça parte do seu pacote de hospedagem, o plugin do Criador de Sites com IA pode ser instalado através do HPanel com apenas um clique. 

criador de sites com ia 001

Após a instalação, basta acessar o painel de controle do seu WordPress e clicar na opção ”Hostinger” no menu de navegação, você verá uma página com todas as funções incluídas no criador de sites com IA da Hostinger. Esta versão não consegue gerar layouts de páginas completos, mas é bastante eficiente em gerar conteúdo em texto para páginas e blog posts. 

criador de sites com ia 008

Eu fiz vários testes de geração de textos, usando prompts mais simples como “lista de técnicas de SEO” e outros claramente fora de nexo, como “quais as maiores distribuições Linux criadas nos Emirados Árabes”. Por mais que não exista realmente nada de errado em “distros criadas nos Emirados Árabes” eu não consegui encontrar nenhum registro oficial sobre as distros citadas na reposta da IA, o que novamente nos lembra que ninguém deve confiar cegamente em conteúdos gerados de forma automática. 

Conclusão 

Com o Criador de Sites com IA da Hostinger, você tem a oportunidade de simplificar o processo de criação de sites e landing pages. Quando bem usada, é uma ferramenta poderosa e não apenas economiza tempo e recursos, mas também oferece um caminho mais acessível para estabelecer sua presença online. 

Ao refletir sobre o uso dessa tecnologia, considere como ela pode ser um facilitador para concretizar suas ideias e objetivos na web. Compartilhe em nosso fórum se você já experiências com o criador de sites com IA da Hostinger!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
175 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Wordpress

WordPress 6.5 deixa a navegação do seu site mais rápida

VídeoWordpress

Aprenda a criar sites profissionais com WordPress

VídeoWordpress

8 motivos para você utilizar o WordPress