Wordpress

4 plugins para adicionar códigos ao cabeçalho do seu site

Se você tem um blog em WordPress, provavelmente já precisou adicionar códigos ao cabeçalho ou rodapé do seu site. Seja para adicionar um script de análise, uma ferramenta de marketing, um widget personalizado ou qualquer outra funcionalidade, essa é uma tarefa comum para quem quer otimizar e personalizar o seu blog.  

No entanto, nem sempre é fácil editar os arquivos do tema sem arriscar danificar o seu site ou perder as alterações na próxima atualização. Por isso, uma solução prática e segura é utilizar plugins de gestão de snippets, que permitem inserir códigos no cabeçalho ou rodapé do seu site sem mexer nos arquivos originais.  

Neste post, vamos listar algumas opções de plugins que nós já testamos para esta finalidade. 

Keep it Simple: é primeira regra para adicionar códigos ao cabeçalho!

Mesmo que você esteja utilizando uma hospedagem otimizada e adequada para seu projeto, dependendo da complexidade do seu website e da quantidade de integrações necessárias, o impacto de inserir manualmente código nas páginas pode ser bem grande, exigindo muito mais tempo para carregar as páginas e também para dar manutenção no projeto. Ao invés de inserir manualmente códigos em diversos trechos do site, podemos utilizar plugins que permitem gerenciar snippets ou blocos de código, para dessa forma, ter uma gestão mais inteligente dos códigos injetados no site.

Para tornar a gestão de websites mais simples e objetiva, a adoção de uma ferramenta para centralizar o controle dos snippets é essencial. Existem dezenas de plugins disponíveis para WordPress, com interfaces das mais simples até as mais complexas, que permitem adicionar códigos personalizados no cabeçalho, corpo da página e no rodapé do seu site WordPress, bem como em outras áreas do seu site.  

Aqui estão alguns exemplos de como este tipo de plugin pode ser usado: 

  • Inserir código de rastreamento de análise: O plugin pode ser usado para adicionar códigos ao cabeçalho que habilitam o rastreamento e análise, como o código do Google Analytics, no cabeçalho ou no rodapé de um site. 
  • Inserir código de personalização: O plugin pode ser usado para inserir código de personalização, como um banner de anúncio ou um link para uma página de contato, no cabeçalho ou no rodapé de um site. 
  • Inserir código de segurança: O plugin pode ser usado para inserir código de segurança, como um script de proteção contra spam, no cabeçalho ou no rodapé de um site. 

Insert Headers and footers by WPBeginner 

O plugin “Insert Headers and Footers by WPBeginner”, agora conhecido como WPCode, é um dos plugins de snippets de código mais populares para WordPress, usado por mais de 2 milhões de sites. 

wpcode 01 adicionar codigos ao cabecalho

Ele resolve o problema da gestão de snippets de código ao fornecer uma maneira fácil de adicionar códigos ao cabeçalho e rodapé, juntamente com outros snippets de código diretamente do seu painel do WordPress. Esses snippets de código são executados como se estivessem no arquivo functions.php do seu tema. 

A validação inteligente de snippets de código ajuda a prevenir erros comuns de código para garantir que você nunca quebre seu site ao adicionar snippets de código ou scripts de cabeçalho e rodapé. 

Insert Headers And Footers da WPBrigade 

Este plugin, também chamado de WP Headers and Footers, é uma das opções mais simples e prática que permite que você insira códigos no cabeçalho, rodapé e seção do corpo do seu site WordPress, sem precisar editar os arquivos do tema. Com este plugin, você pode adicionar códigos de rastreamento do Google Analytics, código de pixels do Facebook, código do Google Optimize para testes A/B, código CSS personalizado e muito mais.  

wpbrigade 02 adicionar codigos ao cabecalho

O plugin tem uma interface simples e intuitiva, que facilita o gerenciamento dos seus códigos e scripts, além de ser compatível com a maioria dos temas e plugins WordPress.  

Elementor Header & Footer Builder 

Diferente do que o nome sugere, o plugin “Elementor Header & Footer Builder” também pode adicionar códigos ao cabeçalho de outros temas WordPress. Alguns dos temas têm suporte direto, enquanto para outros você precisa escolher um método específico para adicionar suporte ao tema.  

elementor 03 adicionar codigos ao cabecalho

Além disso, o plugin oferece widgets integrados que ajudam a criar layouts de cabeçalho/rodapé. Esses widgets oferecem recursos básicos necessários para que você não precise procurar plugins extras.  

Menção honrosa: Divi da Elegant Themes 

O plugin Divi é um tema e um construtor de páginas do WordPress desenvolvido pela Elegant Themes, sendo é um dos construtores de páginas mais populares do WordPress, com mais de 6 milhões de instalações ativas. O Divi é uma ótima opção para usuários que desejam criar sites personalizados sem ter que escrever nenhum código.

divi 04 adicionar codigos ao cabecalho

Ele é um plugin poderoso e flexível que pode ser usado para criar uma variedade de sites, desde sites pessoais a sites comerciais, além de possuir recursos avançados como a gestão de snippets de códigos e de blocos personalizados que podem ser inseridos em trechos específicos do site, baseados em diversas regras, todas gerenciadas graficamente. 

Conclusão 

Em suma, os plugins de gestão de snippets são ferramentas úteis para quem quer otimizar o desempenho e a segurança dos seus sites do WordPress. Eles permitem que você insira códigos de terceiros sem alterar os arquivos do tema ou do plugin, evitando erros e perdas de dados.  

Esperamos que este post tenha esclarecido as vantagens de utilizar plugins de gestão de snippets para centralizar a gestão de códigos de terceiros injetados em sites do WordPress.  

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros profissionais a melhorarem os seus sites! 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
164 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Wordpress

Testamos o criador de sites com IA da Hostinger 

Wordpress

4 plugins essenciais para Wordpress que você precisa conhecer

Wordpress

HPanel: guia prático de atualização para o Wordpress 6.4