VídeoNotícias

Temos uma data para o novo COSMIC alpha do Pop!_OS

Nesse início de 2024 recebemos notícias empolgantes para os fãs do Linux no desktop, especialmente quem gosta do Pop!_OS e do Linux Mint, as distros revelaram alguns planos e compartilharam novidades interessantes. Finalmente sabemos quando será liberado uma versão alpha do novo COSMIC e mais detalhes do que a System76 vai adicionar em sua interface gráfica. Outro projeto que divulgou muitas novidades é o Linux Mint Afinal, quais os planos dos desenvolvedores destas distros?

Linux Mint 21.3

Começando pelo Linux Mint, que recentemente liberou a 21.3, a última versão antes da nova série 22, prevista para maio ou junho, e será baseada no vindouro Ubuntu 24.04 LTS. O Mint 21.3 é um lançamento com novidades modestas à primeira vista, ainda assim interessantes. Por exemplo, a volta do suporte completo para Secure Boot, facilitando a vida de quem precisa de dual boot com o Windows.

Também houve uma redução nas diferenças internas do LMDE, o Linux Mint baseado no Debian diretamente, indicando uma eventual mudança de base do sistema principal. 

O Cinnamon alcançou a versão 6, tendo como maior novidade um novo tipo de extensão, as Actions, complementos para o gestor de arquivos Nemo, adicionando funcionalidades ao menu de contexto, como criar pendrives bootáveis, verificar somas de Hash e mais. Não deve impactar muita gente, mas torna mais acessível algo que já existia.

Repositório de Actions do Cinnamon
Repositório de Actions do Cinnamon

Também precisamos falar sobre Wayland, o Mint anunciou que começaria a adaptar o servidor gráfico para o sistema, já disponível para testes. A ideia é trocar do X para o Wayland no Linux Mint 23, que provavelmente sairá em 2026, mas é possível vir antes. O Cinnamon já consegue ser renderizado no Wayland de forma básica, quem quiser, pode acompanhar a evolução do projeto pelo Trello.

As demais novidades são mais discretas, com novos wallpapers com temas de natureza, algumas correções de bugs e pequenas melhorias, aquele polimento que o Mint sempre faz. ISOs Edge já oferecem o Kernel 6.5, o que pode ser interessante para quem tem computador mais moderno ou quer aproveitar as otimizações mais recentes para jogos. 

O Mint 21.3, tem suporte LTS da sua base até 2027 graças ao Ubuntu e a Canonical, caso queira ver um pouco mais do novo Mint, confira nossas impressões!

Novo COSMIC

No blog da System76 foi revelado que a nova interface COSMIC baseada em Rust, criada para o Pop!OS, está no caminho para o seu primeiro alpha, que deve estrear no verão deles, nosso inverno, em uma versão do Pop!_OS já baseado no Ubuntu 24.04 LTS.

Segundo o divulgado, a ideia é que o alpha já se pareça com um produto completo, ainda que alguns recursos possam estar faltando, já que com o alpha mais estável, o próprio feedback das pessoas será mais útil. A ideia é completar a funcionalidade básica do desktop e do painel de controle antes do lançamento. Ainda faltam 3 tarefas para serem feitas: adicionar esses recursos importantes faltantes, fazer um ajuste fino da coerência do design, criar documentação e os arquivos de ISO instáveis, além de corrigir bugs, como era de se esperar.

Uma interface gráfica independente

Não sabíamos se haveria uma intersecção com o GNOME, como o Budgie Desktop faz, onde o Shell é diferente, mas o gestor de arquivos é o Nautilus, o terminal é o GNOME Terminal e por aí vai. Ao que parece, não – o COSMIC será um desktop environment próprio, com seus aplicativos básicos desenvolvidos do zero utilizando Rust como linguagem em tudo que for possível, sendo realmente uma alternativa ao GNOME e ao KDE, mas claro, muito mais simples, já que é um projeto que mal saiu do papel.

Por exemplo, o COSMIC Terminal, aplicativo de terminal do ambiente, é baseado no popular Alacritty, com várias implementações de usabilidade e customização, sendo talvez o primeiro terminal a oferecer aceleração por GPU. A System76 demonstrou também um utilitário chamado COSMIC Randr, que como o xrandr, permite configurar monitores por linha de comando.

COSMIC Randr rodando no COSMIC Terminal
COSMIC Randr rodando no COSMIC Terminal. Imagem: System76

O COSMIC é planejado para ser modular, conseguindo ser simples como um window manager, ou robusto como um ambiente gráfico, com tudo rodando em Wayland. Incluindo detalhes como as janelas terem certa transparência com desfoque, ajustável pelo usuário.

Já temos também, uma prévia da nova ferramenta de captura de tela feita para o COSMIC, que lembra um pouco a atual do GNOME. Parece que ela foi criada visando facilitar a vida dos desenvolvedores na hora de compartilhar exemplos para desenvolver a interface. Não sabemos ainda se ela terá a função de gravar vídeo como a do GNOME, mas seria uma adição legal.

Nova ferramenta de captura do COSMIC
Nova ferramenta de captura do COSMIC. Imagem: System76

Nada do que a gente vê aqui é definitivo ou é o design final, mas, podemos ter uma ótima ideia geral de como será o COSMIC, similar ao GNOME que temos no Pop!_OS 22.04 LTS, mas com várias pequenas diferenças.

Uma distro Linux para notebooks com gráficos híbridos

O Pop!_OS é considerado atualmente uma das melhores distros para trabalhar com notebooks com placas de vídeo integradas e GPUs discretas num esquema de gráficos híbridos. Agora o padrão de gráficos híbridos será o único modo, além do modo de poupar energia.

Digamos que você tenha um laptop com um processador com gráfico Intel e uma GPU dedicada da Nvidia, no modo econômico, ele vai desligar a GPU dedicada, o que realmente deve ajudar a poupar energia. Fora disso, a GPU dedicada será usada somente quando requerida, o mesmo comportamento do Windows e que nenhuma distro Linux faz atualmente, nem mesmo o Pop!_OS. Se funcionar bem, vai ser um belo avanço.

Tudo novo, de novo

Muitos recursos que já existem no Pop!_OS serão mantidos, como a organização janelas de aplicativos do sistema como se fossem abas de um navegador.

A interface será baseada em applets customizáveis e reposicionáveis, tipo as barras do KDE Plasma e os elementos que você tem nela, onde pode mudar tudo de lugar, pelo menos em teoria. Ainda mencionaram que os ajustes do mouse contemplarão a configuração de ajustar a velocidade do mouse quando a aceleração estiver ligada, e que as configurações de monitor, vai suportar escalas diferentes e perfis de cores. Já mencionaram até mesmo estar trabalhando no suporte a HDR para o novo COSMIC.

Podemos dizer que este é o primeiro ambiente gráfico criado no que podemos chamar de “era moderna” do Linux no desktop, onde existem necessidades diferentes, incluindo jogos e inteligência artificial. A System76 tem a chance de pegar todo o aprendizado dos erros do passado e implementar algo que vá de encontro com a necessidade dos usuários hoje em dia.

Interessante também que o COSMIC não está sendo pensado para ficar restrito ao Pop!_OS, a ideia é que a interface também seja utilizada em outras distros. O pessoal da System76 já informou que o Nix OS já vem empacotando vários softwares do projeto COSMIC. A System76 fez o seguinte comentário: “Enquanto o COSMIC DE será o ambiente gráfico principal do Pop!_OS, ele está sendo desenhado e arquitetado para que as distros possam criar a sua própria versão customizada, com a sua marca e a sua experiência de usuário”.

Quando tivermos a oportunidade de testar o COSMIC, vamos trazer conteúdo para você, o que deve acontecer no verão do hemisfério norte, entre junho e setembro de 2024. Quando tivermos a data exata para o novo COSMIC, seja o primeiro a saber assinando nossa newsletter semanal!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!