Vídeo

Ubuntu todo de Snap, fim da Cortana, WWDC 2023

Sejam bem-vindos a mais uma edição do Diolinux News! Hoje você conhecerá um Ubuntu todo de Snap, saberá como o Linux Mint 21.2 está ficando, entenderá por que a Microsoft está descontinuando a Cortana, verá as principais novidades da WWDC 2023 e mais!

Um Ubuntu todo de Snap

A cada atualização do Ubuntu, a gente recebe uma novidade sobre os Snaps, esse tem sido o maior foco da Canonical nas últimas versões e isso não parece mudar tão cedo. No Ubuntu 23.10, que deve chegar em outubro desse ano, o Cups, tecnologia de impressão usada no Linux, será um pacote Snap

Já na versão 24.04, a próxima LTS, segundo o desenvolvedor da Canonical Oliver Grawert, será possível baixar um Ubuntu todo de Snap, com base imutável. Para fins de comparação, esse sistema será parecido com o que a gente tem hoje com o Fedora Silverblue, mas utilizando a tecnologia de empacotamento da própria Canonical.

Linux Mint quase pronto

Outro sistema com novidades é o Linux Mint. O líder do projeto Clement Lefebvre anunciou que o ciclo de desenvolvimento do Linux Mint 21.2 já está fechado e está tudo engatilhado pro lançamento que deve acontecer em breve.

Entre algumas novidades, a edição com Xfce deve trazer a versão 4.18, o suporte para o XDG Desktop Portal foi adicionado, e agora o sistema também terá suporte para configuração de dark mode, onde todas as aplicações que suportem vão alterar entre modo escuro, claro, ou você pode deixar que a própria aplicação decida.

Além disso, a nova versão do Cinnamon deve trazer suporte a gestos para o gerenciamento de janelas, tanto em touchpads, como em telas sensíveis ao toque.

Fim da Cortana

Do lado Windows da força, também existem novidades. Recentemente rolou a Build 2023 que a gente já falou por aqui, e uma novidade que passou despercebida, foi o fim da Cortana.

Ela foi introduzida no Windows 10 em 2015, mas pouco a pouco foi perdendo a relevância no sistema operacional, a ponto de muita gente nem sequer mais utilizar. Agora com o anúncio do Windows Copilot, ela foi finalmente substituída. 

WWDC 2023

A grande notícia da semana foi a WWDC, evento anual da Apple para apresentar as novidades dos seus sistemas operacionais. Apesar de ser um evento focado em software e desenvolvedores, também tivemos alguns anúncios de hardware. Primeiramente, um Macbook Air com chip M2, mas com uma tela de 15 polegadas. 

O Mac Studio também foi atualizado, e agora ele existe em duas versões: uma com o M2 Max, e outra com o M2 Ultra. Finalmente o novo Mac Pro com Apple Silicon foi anunciado, concluindo a migração da Apple para ARM; agora não existe mais nenhum computador com Intel à venda no site da empresa.

O Novo Mac Pro inicia com um chip M2 Ultra, o processador mais rápido de todos que a Apple produz, 64 GB de memória RAM e SSD de 1 TB. Tudo isso pela mixaria de 7 mil dólares, ou 75 mil reais aqui no Brasil.

O hardware inicial do Mac Pro é parecido com o Mac Studio, mas a grande diferença está na possibilidade de expandir o computador com portas PCIe gen 4. Diferentemente da versão com Intel, nesse modelo você não pode expandir armazenamento e memória RAM após comprado. 

Todos os principais sistemas operacionais também receberam novidades: no iOS, agora você consegue personalizar seu cartão de contato para compartilhar com outras pessoas, os widgets finalmente são interativos, então você pode dar play em uma música ou ligar uma lâmpada diretamente da página inicial. Agora existe um novo aplicativo chamado Journal, para você escrever o seu diário, que utiliza sugestões de outros aplicativos como fotos, vídeos e até playlists.

O iPadOS recebeu a grande maioria das novidades do iOS, além de melhorias na visualização e preenchimento de PDF, já que agora o sistema reconhece automaticamente todas as caixas de inserção de texto para você preencher um formulário de maneira mais fácil, por exemplo.

O macOS Sonoma também chega com algumas novidades simples, mas bem bacanas. Agora será possível adicionar widgets em qualquer lugar da área de trabalho, inclusive de aplicativos que estão disponíveis só no seu iPhone, e assim como no iOS, eles também serão interativos. 

O Safari finalmente trouxe a possibilidade de transformar qualquer site em um web app, e agora ele também tem funcionalidade de perfis, para você poder separar suas abas de lazer e trabalho, por exemplo.

A novidade mais inesperada no macOS é que agora a Apple quer melhorar o sistema para jogos: o macOS Sonoma contará com um Game Mode, que dará prioridade na GPU e CPU para o jogo que estiver aberto, além de diminuir a latência dos acessórios conectados, como AirPods e controles.

O Kojima apareceu na conferência e anunciou que Death Stranding está chegando ao Mac, e que seus jogos futuros também contarão com uma versão pro sistema. Além disso, outros jogos como The Medium, Layers of Fear, Stray e vários outros foram confirmados na plataforma. 

Inclusive a API Metal agora terá suporte para Ray Tracing, então os jogos que tiverem essa funcionalidade, poderão trazer isso para o Mac também.

Sem dúvida, a grande estrela da noite foi o Apple Vision Pro. Esse é um headset de realidade aumentada que será lançado no ano que vem nos EUA, visando integrar de maneira intuitiva o mundo real e o mundo digital.

Com esse headset você controlará tudo usando apenas o seu olho, mão e voz, sendo possível fazer uma série de coisas, como adicionar janelas flutuantes no ambiente para acessar suas ferramentas, como se fossem diversos monitores externos, expandir a tela do seu MacBook, e é claro, também será possível consumir conteúdo e jogar de maneira mais imersiva.

Nos Estados Unidos, ele custará US$ 3500, apesar de não ter um preço confirmado pro Brasil, considerando a conversão dos outros produtos da empresa, não espere que ele custe menos de 35 mil reais.

Ratchet and Clank para PC!

A Sony tem cada vez lançado mais jogos para PC. O último deles foi o The Last of Us Parte 1, que apesar de ter chegado bem bugado, parece que agora está jogável. O mais novo jogo que deve dar suas caras lá no Steam, é o Ratchet and Clank Rift Apart. Esse é um jogo de plataforma 3D da Imsoniac, mesma desenvolvedora dos últimos jogos do Homem-Aranha, que inclusive também estão disponíveis no PC.

Assim como os outros jogos lançados, o Ratchet and Clank vai trazer suporte para ultrawide, ray tracing e até tecnologias de upscaling como DLSS e FSR. Em nenhum momento foi citado algum tipo de compatibilidade com o Proton, mas considerando que a grande maioria dos jogos da Sony funciona com a camada de compatibilidade da Valve, é bem provável que este não seja uma exceção.

Quer ficar por dentro das últimas novidades do Linux e da tecnologia? Assine a nossa Newsletter e acompanhe a seção de notícias do fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!