VídeoSistemas operacionais

Steam OS, um sistema operacional controverso

No episódio do Diocast onde ranqueamos 20 distribuições Linux das mais desnecessárias às mais especiais, uma que gerou bastante controvérsia entre os apresentadores, foi o Steam OS, sistema operacional da Valve para seu console Steam Deck.

Por enquanto, o Steam OS é exclusivo para o videogame da Valve, com o código-fonte de diversas partes ainda fechado. Ele é totalmente adaptado para oferecer a melhor experiência no portátil, com todos os drivers e dimensionamento da interface otimizados ao formato. Podemos dizer que ele proporciona uma perfeita integração com o hardware do Steam Deck, proporcionando a melhor experiência nesse tipo de console, tanto que ele faz mais sucesso do que concorrentes mais poderosos, como o ROG Ally.

Steam OS, um sistema operacional controverso 2
Steam Deck

Entretanto, para o mundo dos computadores pessoais, as principais vantagens do Steam OS são aplicativos, como a camada de compatibilidade Proton, e o GameScope, que podem ser implementados em qualquer outra distro Linux. Considerando apenas o aspecto “jogar no Linux”, a grande contribuição da Valve é realmente o Proton, tecnologia que permite jogar milhares de jogos feitos para Windows.

Qual sua opinião sobre o Steam OS? Conte para a gente nos comentários! Também confira o episódio completo, onde comentamos sobre cada uma dessas distros, dessa forma, você acaba conhecendo um pouco sobre cada uma e entende melhor o mundo Linux!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!