Steam OS, um sistema operacional controverso
No episódio do Diocast onde ranqueamos 20 distribuições Linux das mais desnecessárias às mais especiais, uma que gerou bastante controvérsia entre os apresentadores, foi o Steam OS, sistema operacional da Valve para seu console Steam Deck.
Por enquanto, o Steam OS é exclusivo para o videogame da Valve, com o código-fonte de diversas partes ainda fechado. Ele é totalmente adaptado para oferecer a melhor experiência no portátil, com todos os drivers e dimensionamento da interface otimizados ao formato. Podemos dizer que ele proporciona uma perfeita integração com o hardware do Steam Deck, proporcionando a melhor experiência nesse tipo de console, tanto que ele faz mais sucesso do que concorrentes mais poderosos, como o ROG Ally.
Entretanto, para o mundo dos computadores pessoais, as principais vantagens do Steam OS são aplicativos, como a camada de compatibilidade Proton, e o GameScope, que podem ser implementados em qualquer outra distro Linux. Considerando apenas o aspecto “jogar no Linux”, a grande contribuição da Valve é realmente o Proton, tecnologia que permite jogar milhares de jogos feitos para Windows.
Qual sua opinião sobre o Steam OS? Conte para a gente nos comentários! Também confira o episódio completo, onde comentamos sobre cada uma dessas distros, dessa forma, você acaba conhecendo um pouco sobre cada uma e entende melhor o mundo Linux!