VídeoTecnologia

Montamos um servidor NAS compacto com Zima Blade

Ter um servidor na sua própria casa é algo muito legal que você pode fazer com um computador extra. Mas montar um PC novo ou usar um PC antigo como servidor também tem os seus contras, desde o consumo energético, até o tamanho. Nem todo mundo tem espaço sobrando para empilhar os servidores, para isso existem projetos simples de servidor NAS compacto, mesmo com algumas limitações.

Hoje a gente vai montar um servidor NAS bem pequeno e eficiente, usando o Zima Blade, um computador que cabe na palma da mão, com alguns acessórios especialmente para isso. Uma grande vantagem dele, é que oferece duas entradas SATA, incluindo a alimentação de energia, utilizando um adaptador exclusivo.

Montamos um servidor NAS compacto com a Zima Blade 1

Além disso, ele tem uma saída DisplayPort, conexão de internet, USB e até mesmo uma porta de expansão PCI Express. Algo que o destaca de alternativas como o Raspbery Pi, é seu processador com arquitetura X64, compatível com a maioria dos programas.

Combinamos o Zimma Blade com dois HDs de 10 TB da WD, feitos especialmente para servidores NAS. Tudo ficou junto numa prateleira especial para o computador, com um aspecto hacker, expondo todos os componentes, mas cuidado para não deixar cair no chão!

Montamos um servidor NAS compacto com a Zima Blade 2

Confira no vídeo como ficou o resultado! É muito bacana criar um servidor NAS compacto com o visual incrível do Zimma Blade, mas você pode alcançar um resultado semelhante com o que tem em casa utilizando computadores e notebooks antigos. Veja como configurar seu servidor caseiro com o Umbrel, um aplicativo simples e completo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!