Qual navegador tem melhor desempenho em 2023? Comparamos 20 opções
Testamos 20 opções diferentes para descobrir qual navegador tem melhor desempenho no computador de testes. Nosso rol abrange browsers populares, como o Google Chrome e Firefox, opções mais incomuns, como Chromiun e Waterfox e outros feitos para fins mais específicos, como o Tor e o Qutebrowser.
Todos os testes foram repetidos três vezes para cada navegador, sempre sob as mesmas condições, com temperatura controlada. O computador de testes tem o sistema Pop!_OS 22.04, Kernel 6, interface gráfica Cosmic e resolução 4K. O processador utilizado é o Ryzen 7 5700g, 32 GB de memória RAM e placa de vídeo GeForce RTX2060.
Nem todos os navegadores participaram do teste, pois são inúmeros e alguns não funcionam no Linux, como o Safari e o Opera GX, sendo assim, com a ajuda dos membros do canal, escolhemos 20 browsers que consideramos importantes para o vídeo. Todos eles estavam sem cache e com as configurações padrão, para que sejam testados da forma como se apresentam ao usuário.
Primeiramente, fizemos quatro benchmarks para nos ajudar a entender a capacidade de cada navegador, a velocidade para exibir conteúdos variados da internet e em consequência, qual consegue abrir mais rápido a maioria das páginas. São eles:
Com o html5test, vimos qual navegador tem melhor compatibilidade com as tecnologias HTML5 e por fim, observamos o consumo de memória RAM de cada um, através de métodos próprios, entretanto, é importante lembrar que menos gasto de memória não reflete necessariamente em mais desempenho.
No vídeo de hoje, explicamos cada teste, apresentamos os resultados e discutimos as conclusões que tiramos de tudo isso. Os resultados obtidos podem variar conforme o computador e as configurações do sistema, portanto se for testar em casa, você pode utilizar a planilha que fizemos para facilitar a comparação com nossos números!
Qual navegador tem melhor desempenho no seu computador? Qual o seu favorito? Conte para a gente nos comentários. Dessa forma você interage com nosso fórum, onde há uma comunidade saudável interessada em Linux!