VídeoTutoriais

Aprenda a instalar plugins no Steam Deck para customizar o videogame

O sistema operacional do videogame portátil Steam Deck é o Steam OS, feito pela Valve, baseado no Arch Linux, com ferramentas únicas que permitem melhor experiência em jogos. Hoje apresentamos uma loja de plugins no Steam Deck feitos pela comunidade, que proporcionam experiência personalizada na sua jogatina. Você ainda conhecerá 3 plugins bacanas para instalar. 

Instalando uma loja de plugins no Steam Deck

Decky Loader é uma loja de plugins open source, mas também podemos considerar como uma espécie plugin da comunidade. Após a instalação, torna-se um grande facilitador para encontrar e instalar todo tipo de plugin no Steam Deck. Nele, pode achar ferramentas para encontrar jogos compatíveis, mudar o aspecto da biblioteca, ajustar recursos do hardware e muito mais!

Para baixar, basta encontrar o botão de download na página oficial do Decky Loader. Mas ele depende do Game Mode para funcionar, sendo assim, não é compatível com qualquer distro Linux, apenas o Steam OS. 

Você baixará um arquivo no formato .desktop, precisamos movê-lo à área de trabalho do videogame, clicar duas vezes sobre ele, o sistema avisará que instalará o Decky, siga em frente. O terminal abrirá sozinho e poderá pedir sua senha de administrador, se tiver. Então, basta seguir com o instalador até terminar.

Como utilizar Decky Loader

Para encontrar a loja de plugins, Decky Loader, entre no Game Mode, clique no botão de três pontos para acessar as configurações rápidas, agora ela tem mais um botão, com formato de tomada. Clique nele, este é o símbolo do Deck, você será apresentado a uma aba que lista todos os plugins instalados, com um botão para as configurações e outro para a loja – clique nele.

Decky Loader

Agora, a loja de plugins abriu. Durante a redação deste artigo, existiam 62 plugins feitos pela comunidade no Decky, número que pode aumentar, mas ainda é possível conferir um a um qual faz mais sentido para você. Instalar é tão fácil quanto clicar sobre um botão, podemos ainda escolher qual versão preferimos.

Instalando Plugin Decky

Conheça 3 plugins para Steam Deck

Selecionamos 3 plugins que achamos úteis para demonstrar como esse tipo de ferramenta pode ajudar os jogadores.

ProtonDB Badges

Para ajudar os consumidores em suas compras, a Valve criou uma certificação para títulos totalmente compatíveis com o Steam Deck, que incluem bom desempenho em Linux e suporte ao controle, mas muitos funcionam perfeitamente mesmo sem a validação. Para isso serve o ProtonDB, um banco de dados onde usuários podem relatar sua experiência em qualquer jogo e dão uma nota conforme a compatibilidade.

ProtonDB Badges
Imagem: ProtonDB Badges

Entrar num navegador de internet e pesquisar no Proton DB cada título pode ser maçante num videogame, atacando esse problema, a extensão ProtonDB Badges sinaliza qual o nível de compatibilidade diretamente na página do jogo no Steam. Clicando na insígnia, acessamos o ProtonDB com avaliações e dicas dos jogadores para um melhor desempenho.

Personalize sua biblioteca

Já podemos alterar manualmente a capa de cada jogo da biblioteca do nosso Steam Deck, mas a extensão SteamGridDB acessa um banco de dados e oferece várias opções adequadas ao formato, acessível em poucos cliques.

SteamGridDB
Capas para o jogo Portal oferecidas pela extensão SteamGridDB

Desbloqueie o potencial do seu Steam Deck

Em computadores gamers é comum encontrarmos ferramentas para aumentar ou diminuir forçadamente o uso da capacidade dos componentes de hardware. No Steam Deck temos uma extensão para isso, a PowerTools. 

Com ela, conseguimos ajustar diversos recursos da CPU, GPU e tela, para economizar bateria ou aumentar o desempenho do portátil. Porém, recomenda-se cautela, quem não sabe usar esse tipo de ferramenta pode ficar perdido tentando retornar o videogame como estava antes.

PowerTools
Imagem: PowerTools.

Uma nova tendência

O Steam Deck é um videogame inovador, seu formato inspirou diversas empresas a criar algo parecido, uma espécie de notebook gamer com formato de Nintendo Switch. Sua arquitetura de PC permite utilizar qualquer distro Linux e até mesmo o Windows, inclusive rodando aplicativos de trabalho, podendo acoplar mouse, teclado e monitor. Seu preço é compatível ou até mais barato do que um notebook equivalente, tornando-o ainda mais atrativo.

Ele traz uma visão mercadológica diferente de concorrentes clássicos, como o PlayStation e Nintendo. Mesmo que outras empresas copiem ou até mesmo aprimorem o projeto do Steam Deck, alcançando ainda mais sucesso, a Valve continua ganhando muito dinheiro. Isso porque no centro está a loja de jogos de computador, Steam, principal opção no mercado, com recursos que fazem ser quase obrigatória nesse tipo de videogame.

A empresa também trabalha num sistema operacional específico para o formato de videogame portátil, que, em breve, deve ser disponibilizado publicamente, aberto inclusive para outros fabricantes. O Steam OS tem sido um importante impulso para a marca investir no Linux como plataforma de jogos, rendendo bons resultados.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!