Os conectores da RTX 4090 realmente derretem?
As placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090 surpreenderam o mundo por seu alto desempenho e pelos relatos de seus conectores pegando fogo. Será que o problema está na placa de vídeo, ou é outra coisa? No Diocast dessa semana, nós recebemos o Ronaldo Buassali do Teclab e neste corte, ele explica que talvez, o que tenha causado o incêndio esteja relacionado à instalação.
Não se preocupe, sua placa de vídeo RTX 4090 não vai derreter
O Ronaldo demonstrou que as placas de vídeo RTX 4090 são na verdade, as mais eficientes da linha RTX, em termos energéticos, entretanto, ela é tão poderosa, que mesmo assim, acaba produzindo muito calor, algo muito difícil de evitar com a tecnologia atual. Sendo assim, é recomendado um cuidado extra durante a instalação, além de um gabinete e fonte que comportem o hardware de forma adequada.
Além disso, é importante que o conector de energia da placa de vídeo seja bem acoplado e que a tampa do gabinete não faça pressão sobre ele, pois isso pode reduzir a área de contato, aumentando a resistência e consequentemente, gerando mais calor, que somado ao calor que a placa já produz, pode resultar em danos ao seu hardware.
Acompanhe o vídeo até o final, e veja todos os testes e equipamentos utilizados pelo Ronaldo Buassali e a equipe do Teclab para provar que a culpa dos problemas de derretimento não é do projeto da placa de vídeo RTX 4090, mas sim de instalações equivocadas do equipamento. Além disso, discutimos sobre a polêmica gerada em torno do assunto, que envolveu usuários, veículos de mídia famosos e até mesmo uma grande fabricante de componentes para computadores.
Você também receberá dicas de como conservar sua preciosa placa de vídeo e entenderá tudo de maneira técnica para que não haja erros durante a instalação da RTX 4090 e de qualquer outra GPU.
Este vídeo é um corte do Diocast, o seu podcast sobre Linux e tecnologia! Assista a este episódio na íntegra nas principais plataformas, saiba mais sobre o emocionante mundo do overclocking e campeonatos internacionais de hardware e conheça um pouco da carreira e vida do Ronaldo Buassali, fundador do Teclab.