Vídeo

Vanilla OS migra para Debian, I.A. prudente no DuckDuckGo e mais!

Sejam bem-vindos a mais um episódio do Diolinux News! Nesta semana trouxemos novidades interessantes para quem gosta de usar apps empacotados no formato flatpak, além de comentarmos sobre o fato de que o Vanilla OS migra para Debian, sobre o novo layout do Google Workspace, sobre a IA do buscador DuckDuckGo e mais, vale a pena assistir até o final!

Novo layout do Google Workspace

Se você utiliza as ferramentas do Workspace do Google, pode já estar começando a receber uma interface diferente. O Google anunciou o redesign pro Google Drive, Docs, Sheets e Slides na web, seguindo o Material Design 3. 

No Docs, Sheets e Slides, o menu superior ficou mais simplificado e compacto, deixando mais espaço para o que importa: o seu conteúdo. O Google informou que não houve nenhuma mudança em funcionalidades nesses serviços, mas que algumas opções podem estar em outros lugares, para diminuir a poluição da interface.

O Google Drive, além de obter um visual novo, adquiriu uma maneira mais fácil de filtrar por tipos de arquivo, e selecionar diversos arquivos de uma vez. Se você ainda não tem acesso à essas novidades, é só esperar, que em breve, deve atualizar por aí automaticamente.

Duckduckgo IA

Já falamos diversas vezes por aqui sobre inteligência artificial. Parece que todo mundo está tentando a sua alternativa: A Microsoft com o Bing Chat, o Google com o Bard, a própria China tem algumas alternativas, mas um serviço que talvez você não esperava entrar nessa é o DuckDuckGo.

O mais curioso é que o Duckduckgo se posiciona como um buscador que preza pela privacidade, e essas I.A.s conversacionais dependem de uma grande quantidade de dados para funcionar de maneira convincente. Entretanto, parece que eles encontraram uma alternativa: ela utiliza modelos de linguagem da OpenAI e da Anthropic, mas para entregar informações mais precisas, busca os dados apenas na Wikipédia e na Encyclopedia Britannica, apesar de que a empresa já planeja aumentar a quantidade de fontes de informação.

Diferentemente do Bing Chat e ChatGPT, ela não é um chatbot, e será exibida na página do Duckduckgo como um texto comum, em linguagem natural. Por enquanto, a IA do DuckDuckGo só está disponível para quem utiliza o app ou extensão para navegador, e apenas em inglês.

Grandes planos para o Flathub em 2023

Flatpak é um formato de empacotamento de aplicativos para Linux que já se tornou um dos favoritos de muita gente. Isso porque ele conta com mais de 2.000 aplicativos e uma média de 700 mil downloads por dia, sendo assim, muita coisa está sendo planejada para ele neste ano de 2023.

Uma das novidades a gente já trouxe por aqui na semana passada, que é a possibilidade de cobrar por aplicações, assinaturas e doações diretamente do site do Flathub, transformando ele de um “simples” repositório, para uma loja de fato. Mudanças legais também estão sendo analisadas para garantir o crescimento do Flathub. Até o momento, a GNOME Foundation age como uma incubadora e host legal do Flathub, mesmo que a loja não seja uma funcionalidade exclusiva dessa interface.

A ideia é estabelecer uma entidade legal independente para operar e ser dona do Flathub, para refletir melhor o interesse do projeto, além de ser necessário pelas questões legais que envolvem a funcionalidade de venda e assinatura de apps na loja. Como nada disso dá pra ser feito apenas com boa vontade, também existem planos de angariar fundos para atingir todos esses objetivos.

Só em 2023, o Flathub já atingiu 100 mil dólares em doação vindos da Endless, mas o objetivo é até o final do ano chegar em 250 mil, para conseguir pagar por todo o desenvolvimento necessário para atingir todas essas metas.

Vanilla OS migra para Debian

O Vanilla OS é uma distro que mal chegou e já conquistou o coração de algumas pessoas, por juntar a compatibilidade do Ubuntu, com o GNOME mais próximo do padrão, como o que a gente encontra no Fedora e no Arch Linux. A primeira versão lançada, foi o Vanilla OS 22.10, acompanhando o versionamento do Ubuntu, mas a próxima versão que já está em desenvolvimento é o Vanilla OS 2.0 Orchid, que não será mais baseado no Ubuntu, mas sim no Debian Sid, a versão de testes do Debian.

Como o Debian segue uma numeração mais simples e toda versão tem um nome diferente, faz sentido o versionamento do Vanilla OS também mudar. Orchid é Orquídea em inglês, e a escolha desse nome é porque a baunilha deriva de uma espécie de orquídea. Mas por que o Vanilla OS migra para Debian?

Segundo a equipe do Vanilla, como o sistema propõe trazer a experiência mais próxima possível do GNOME puro e o Ubuntu traz uma série de modificações, era necessário um trabalho muito grande para desfazer tudo isso. Sendo assim, mudar para a base Debian diretamente facilitaria muito o trabalho nesse quesito.

Outro motivo pelo qual o Vanilla OS migra para Debian, é a distribuição de aplicativos. O Vanilla permite que o usuário escolha qual formato prefere usar (flatpak, appimage, snap), mas o Ubuntu traz obrigatoriamente o snap como formato padrão, já que é um produto da própria Canonical. Além disso, o snap também trazia alguns problemas com o apx, já que os apps empacotados nesse formato não funcionam dentro do container.

A última razão é a maior flexibilidade para liberar updates: enquanto no sistema baseado no Ubuntu, era necessário seguir o cronograma de lançamento da Canonical, com novas versões a cada 6 meses. Se baseando no Debian Sid, eles podem liberar os updates no formato que desejarem. Apesar de tudo isso, não existe nenhuma data de quando veremos o Vanilla OS 2.0, mas pode ter certeza que assim que ele for lançado, traremos aqui no News.

Acompanhe o vídeo até o final para saber mais sobre todas essas notícias e ainda entender em que estágio está o desenvolvimento do GNOME 44, além das novas funcionalidades do Spotify e sobre uma promoção em um game da franquia Resident Evil, que está dando o que falar!

Quer saber sobre mais notícias do mundo da tecnologia open source e em especial sobre o Linux? Assine nossa newsletter, é grátis! Também inscreva-se no canal Diolinux Labs para acompanhar todos os episódios do Diolinux News, além de tutoriais, reviews de produtos e muito mais!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!