Lições do Steve Jobs que podem revolucionar o Linux
Steve Jobs foi um empresário brilhante, não exatamente técnico no mundo da tecnologia, ainda assim, um grande visionário da área. Pessoas atentas podem aprender e tirar lições de todas as situações, e o mundo Linux pode agregar algumas lições a partir de caminhos trilhados e pensamentos compartilhados de Steve Jobs, no vídeo de hoje, trouxemos algumas falas com lições do Steve Jobs, que podem se aplicar ao Linux e a muitos produtos da comunidade open source.
Uma das características mais admiráveis do Steve Jobs era a sua capacidade de entender as pessoas, que o muniu do poder de ser um bom gerente de produtos, um gestor de equipe, um líder. O ano de 1997 marca a época em ele voltou para a Apple, após sua demissão anos antes, da empresa que ele mesmo tinha ajudado a fundar. Naquele tempo, a Apple não estava em seu melhor momento financeiro e acabou chamando seu antigo líder de volta, tornando uma ocasião crítica no ponto de virada para que a empresa se tornasse o que é hoje.
Conheça algumas lições do Steve Jobs aplicáveis para o Linux
Uma das lições do Steve Jobs é: “Você não pode começar com uma solução, e depois encontrar um problema para ela solucionar”, entretanto, toda a ideia original de Linux no desktop parece ser baseada nesse conceito, passando a impressão de que os desenvolvedores discutiram algo como, “olha, a gente tem ótima tecnologia que funciona de forma excelente em servidores, vamos tentar fazer encaixar no desktop também”, mesmo que o próprio Linus Torvalds já tenha mencionado algumas vezes que o alvo original dele eram os computadores domésticos. O próprio conceito original do Steam OS da Valve seguia nessa direção, “temos um ótimo sistema operacional, será que a gente consegue fazer games funcionarem nele?”.
No momento em que algumas distros começaram a ser pensadas para o desktop desde a sua concepção e quando a Valve pensou em fazer um sistema com base Linux, que atenda a necessidade dos gamers, as coisas realmente começaram a fazer mais sentido. Esta é uma lição que pode ser levada para qualquer âmbito da vida profissional, sobre algo que acontece com maior frequência do que a gente percebe, afinal, quantas vezes você já viu uma empresa ou pessoa tentar empurrar uma solução para todos os problemas, apenas pelo fato daquela solução já existir, ou de ser a tecnologia a qual dominava? Talvez você mesmo já tenha feito isso.
Mais uma das lições do Steve Jobs relevante para o Linux e os desenvolvedores open source, é que o produto precisa fazer sentido logo à primeira vista, algo um pouco complicado para a comunidade Linux, porque a maior parte dessas pessoas são técnicas e acabam não entendendo como 95% da população mundial lida com tecnologia. Um produto que faz sentido logo de cara não precisa de muita explicação, veja o Steam Deck, as pessoas queriam exatamente o que a Valve estava oferecendo pelo que o produto proporciona, não por usar Arch Linux como base, um KDE como interface no modo desktop, ou por usar o Proton.
Assista ao vídeo até o final para conhecer mais lições do Steve Jobs aplicáveis ao universo Linux e open source e alguns insights que tivemos a partir delas. No que você acredita que o Linux precisa melhorar para conseguir “se vender” melhor para o grande público? Deixe suas idéias nos comentários e interaja com a comunidade Diolinux Plus, repleta de pessoas que amam o pinguim, como você!
Mostre ao mundo que você gosta e se importa com o mundo Linux e com a comunidade open source utilizando alguma das estampas disponíveis em nossa loja!