Instale versões customizadas do Proton facilmente!
Apesar dos avanços na jogatina pelo Linux, como a contante melhoria das camadas de compatibilidade Wine e Proton, nem todos os títulos funcionam como deveriam facilmente. Hoje você verá que é fácil identificar como fazer o jogo que você quer, pode funcionar no Linux e ainda aprenderá a instalar versões customizadas do Proton.
Como saber o que devo fazer para o meu jogo funcionar?
Milhares de títulos feitos para Windows, funcionam no Linux facilmente, basta instalar e jogar via Proton, uma camada de compatibilidade que já vem junto ao Steam e outros gerenciadores da sua biblioteca de jogos, como o Heroic Games Launcher. Entretanto, às vezes isso pode não funcionar e você precisa recorrer à experiência de outras pessoas para saber o que fazer.
Alguns jogos de fato não funcionam de jeito nenhum no Linux, principalmente aqueles online com sistema anti trapaça muito restritivo. Outros demandam apenas de alguma configuração extra, como a instalação de uma versão específica do Proton-GE, uma das versões customizadas do Proton mais populares.
Para saber exatamente o que fazer nesses casos, ou se de fato o jogo não funciona, você pode recorrer ao portal ProtonDB, onde usuários se cadastram e relatam sua experiência com seus jogos e o que fizeram para conseguir jogar. É uma excelente fonte de informações, que costuma sanar qualquer dúvida relacionada.
Como Instalar versões customizadas do Proton?
Para instalar a versão desejada do Proton-GE, existe um passo a passo bem documentado, o qual também é explicado no vídeo que acompanha este artigo. É relevante aprendê-lo para entender exatamente o que acontece neste processo, entretanto, existem programas que gerenciam isso, por onde é possível baixar não apenas qualquer versão desejada do Proton-GE, como de outras versões customizadas do Proton.
Com o Programa ProtonUP-Qt, por exemplo, você pode escolher qual versão deseja do:
- GE-Proton;
- SteamTinkerLaunch;
- Proton-Tkg;
- Luxtorpeda;
- Boxtron;
- Roberta;
- NorthstarProton;
- Scrumplex’s Steam-Play-None;
- Wine-GE;
- Lutris-Wine;
- Kron4ek’s Vanilla Wine-Builds;
- DXVK and DXVK async;
- D8VK;
- VKD3D.
Basta escolher o que deseja no menu do aplicativo e instalar. O processo ocorre de forma automática e você pode manter quantas versões customizadas do Proton você quiser, basta escolher a desejada antes de jogar.
Com essa dica, a sua biblioteca de jogos no Linux pode aumentar ainda mais! Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários, dessa maneira você interage com a equipe Diolinux e toda a comunidade do fórum Diolinux Plus.