Vídeo

GIMP no Windows ARM, melhorias no GNOME, customização no Cosmic

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Nessa semana tem novidades para evitar ser roubado no WhatsApp, GIMP no Windows ARM, ainda mais novidades no Cosmic da System76 e muito mais!

Whatsapp com passkeys

Infelizmente, golpes para roubar contas do WhatsApp são muito comuns, mas pode ser que isso diminua em breve, pois a Meta está testando o suporte a passkeys no aplicativo, o que deve tornar esse processo mais complicado para os bandidos.

Hoje, para proteger a sua conta, existem basicamente duas maneiras: o código de 6 dígitos que o WhatsApp envia para o seu número de celular, e uma autenticação de dois fatores, um código fixo que você pode cadastrar no aplicativo e de tempos em tempos ele te pergunta, além de exigir na hora de cadastrar em outro aparelho.

Mas essas duas maneiras são muito fáceis de ser burladas por engenharia social, exatamente o que acontece hoje em dia.

Pelas passkeys, isso pode ficar um pouco mais complicado, porque a tecnologia utiliza a autenticação biométrica do aparelho, seja leitor de digital, Face ID ou Windows Hello, e as passkeys só existem nos dispositivos autorizados, então os golpistas não conseguem simplesmente capturar ela. A ferramenta ainda está em testes, não há data concreta de quando isso deve chegar aos usuários. 

GIMP no Windows ARM

O Windows conta com uma versão para computadores com ARM, mas este é um mercado que, tirando o Raspberry Pi e os Macs, tem crescido de maneira lenta. De toda maneira, os números vêm aumentando, por conta disso, o pessoal que desenvolve o GIMP decidiu fazer uma versão do aplicativo para Windows em ARM.

Ainda é algo experimental, mas o instalador da versão 2.10.34 já consegue detectar a arquitetura do computador e instalar a versão correta. Por ser algo ainda muito novo, podem existir bugs, por conta disso, precisam de pessoas para testar a aplicação e reportar os bugs.

Iluminação de teclado no GNOME

Uma novidade que deve chegar no GNOME 45, é a possibilidade de ajustar o brilho do seu teclado diretamente do menu rápido. É claro que, para isso, você precisa ter um hardware compatível, basta abrir o menu, e haverá uma opção “teclado”, onde você consegue ajustar a intensidade do brilho, da mesma maneira que hoje você pode mudar o volume de um dispositivo, por exemplo.

Essa novidade vai chegar apenas na próxima versão do GNOME, a 45, que será lançada em setembro. Ansiosos?

Transmissão de tela no GNOME

Outra novidade que deve chegar ao GNOME, mas só na versão 46, é a possibilidade de transmitir a tela sem fio. Durante o Google Summer of Code deste ano, um dos projetos do GNOME foi a adição de uma ferramenta nativa para transmissão de tela sem fio. 

O desenvolvedor responsável compartilhou um vídeo no Reddit mostrando como funcionará, e disse que o recurso já está pronto, funcional, e que será compatível não apenas com o protocolo Miracast, como com Chromecast.

Novidades do Cosmic

Já virou rotina todo mês a gente trazer novidades da interface Cosmic que será lançada pela System76, esse mês não será diferente. O foco dessa vez é customização.

Na interface Cosmic, será possível não apenas escolher entre tema claro e escuro, e o accent color da interface, mas também terá uma opção para escolher uma tintura para o fundo das aplicações e até mesmo dos textos.

Para os desenvolvedores, a interface também conta com uma API, permitindo fazer ajustes que se encaixem perfeitamente com a interface. Será possível realizar integração com o tema do COSMIC, com protocolos do Wayland, configurações do back-end e muito mais.

Para quem gosta de tiling, mas não consegue abrir mão do mouse, também será possível utilizar essa ferramenta sem memorizar os atalhos de teclado.

Temos novidades nas notificações também. Diferentemente do Pop!_OS 22.04, elas são completamente separadas do calendário, além disso, múltiplas notificações de um único aplicativo serão agrupadas, melhorando a organização e reduzindo a bagunça.

Overwatch 2 humilhado no Steam

No dia 10 de agosto, o Overwatch 2 foi lançado oficialmente no Steam, tornando ainda mais fácil o processo de jogar pelo Linux, mas o que a gente não esperava, era que as pessoas iriam fazer uma série de reviews negativos do jogo na plataforma. Foram tantas reviews que o jogo se tornou o mais negativado de todo o Steam, com 91% de reviews negativos de um total de 130 mil análises.

As reclamações são diversas, mas o motivo mais recorrente é definitivamente pela questão financeira. Enquanto o primeiro jogo era pago, o segundo utiliza passes de batalha e outras artimanhas para fazer dinheiro, o que definitivamente não tem agradado aos usuários.

Junto ao lançamento do Steam, veio a DLC Invasão, que traz um modo história por 70 reais, mas não é nem de perto o que foi prometido lá no anúncio do Overwatch 2.

Jogo em Promoção da semana

Diferente do Overwatch 2, nesta semana recomendamos um jogo que está com 95% de avaliações positivas.

O Enter the Gungeon é um jogo de aventura num labirinto onde você utilizará diversas armas de fogo diferentes, e vai precisar atirar, saquear e esquivar para chegar até o tesouro final: uma arma que mata o passado.

Este jogo está com 70% de desconto no Steam, custando menos de 15 reais, e está disponível nativa no Linux.

Se quiser receber mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!