No mundo da tecnologia, com as ferramentas certas, tudo é possível. Devido ao crescimento da computação em nuvem, o conceito de acessar um sistema operacional completo pela internet, não é algo estranho, mas você não precisa depender de serviços de hospedagem de terceiros para isso. Hoje, conheça as novas funções que o Kasm recebeu na versão 1.14, um software para você instalar em seu servidor e acessar uma distro Linux pelo navegador de internet de qualquer dispositivo, inclusive seu celular.
Com o Kasm, podemos criar diversas sessões e acessar o sistema operacional por locais diferentes, independentes, uma ótima solução para trabalhos em equipes, acessar arquivos ou executar tarefas pesadas sem acesso direto a um equipamento poderoso. Tudo é isolado e conteinerizado para garantir a estabilidade e segurança do ambiente de trabalho. É claro que, conforme a equipe cresce, e dependendo do uso, o consumo do hardware aumenta.
O que há de novo no Kasm 1.14?
Na nova edição do Kasm, podemos dar ao sistema, acesso à nossa webcam local, algo ainda mais interessante em smartphones. Dessa forma, conseguimos gravar e armazenar ou transmitir diretamente pelo servidor, entretanto, a qualidade e fluidez da imagem pode ser prejudicada pela transmissão via rede.
Ainda podemos utilizar nosso servidor Kasm para fazer o backup dos dados dos nossos dispositivos, integrado a serviços, como o OneDrive, Google Drive, Dropbox e Nextcloud. Dessa forma, utilizando o aplicativo e automação dessas plataformas, conseguimos convenientemente transmitir dados ao nosso próprio servidor.
Com uma extensão própria, ao clicar sobre um link com o botão direito do mouse, podemos abri-lo diretamente numa sessão do Kasm. Utilizando esta ferramenta com as configurações certas, pode ser uma das formas mais seguras e anônimas de navegar pela internet.
Para implementar o Kasm, precisamos primeiramente de um servidor. Ele pode ser um serviço contratado de terceiros, ou pode ser algum computador na sua casa, ou empresa. Claro opte por uma solução local, o acesso pela rede fechado é simples, mas serão necessários ajustes extras – e talvez algum contato com seu provedor de internet- para conseguir disponibilizar o acesso pela internet.
O sistema operacional recomendado pelo Kasm para o seu servidor, é o Ubuntu Server, um dos mais populares e fáceis de instalar. Por fim, documentamos um passo a passo para você conseguir instalar o Kasm em sua máquina. O procedimento demanda alguma intimidade com o terminal Linux, caso seja um mundo novo para você, temos um curso completo de terminal exclusivo para membros, com ele, você entenderá cada comando da instalação e ainda adquirirá um enorme poder sobre os computadores.