VídeoKDE

Da origem do KDE à inundação de widgets com o SuperKaramba

Embora a primeira versão tenha sido lançada em 1997, a origem do KDE remonta seu primeiro anúncio, em 1996, por Matthias Ettrich, um estudante alemão de ciências da computação que queria criar uma interface de usuário para sistemas Unix fácil de usar, focando no usuário final. O significado de seu nome não está claro, já foi divulgado que seria uma sigla para Kool Desktop Environment, ou K Desktop Environment, a partir de 2009, decidiram remover qualquer significado além de simplesmente “KDE”. Entretanto, há a informação de que é uma brincadeira com outro ambiante gráfico famoso na época, o CDE (Common Desktop Environment).

A primeira versão estável do KDE ficou pronta em 1998, chamada KDE 1.0, trazendo consigo a primeira versão do KOffice, a suíte de aplicativos de escritório que contava inicialmente com o KPresenter e o KWord, ferramentas com bastante recursos para a época. Este lançamento foi resultado do trabalho de 40 desenvolvedores voluntários que contribuíram com código, documentação, tradução e design.

O KDE atraiu a atenção de empresas, como a SUSE, Red Hat e Mandrake, que passaram a oferecer suporte e distribuir a interface em seus sistemas. Ainda em 1998, foi fundada a KDE e.V, uma empresa sem fins lucrativos para manter financeira e juridicamente a comunidade KDE, em data próxima ao lançamento da edição open source da linguagem Qt. Devido à natureza fechada do Qt, seu uso pelo KDE é fonte de debate até hoje entre a comunidade, mas os anos que se seguiram mostram que a interface segue forte, apesar dos contratempos. 

Em 2000, houve o segundo lançamento, o KDE 2, trazendo o Konqueror como navegador web e de arquivos, facilitando o acesso a arquivos da rede, na mesma pegada da integração do Internet Explorer com o Windows Explorer em edições antigas do Windows. 

Uma evolução clara no visual e recursos do projeto, o KDE 3 foi lançado em 2002, estreando a longevidade entre versões que vemos até hoje, sendo superado pelo KDE 3.5 em 2005, um marco por popularizar os widgets com o programa SuperKaramba permitindo inundar a área de trabalho com pequenos softwares.

Assista na íntegra este episódio do Diocast e saiba mais sobre a origem do KDE e toda a história de uma das mais populares interfaces gráficas do mundo Linux!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!