Bem-vindo ao Diolinux News! Nesta semana, trazemos uma enxurrada de notícias importantes, desde o bloqueio do X no Brasil, que deu destaque a redes sociais open source, até grandes novidades no mundo do Linux.
Tumblr migrará sua infraestrutura para WordPress
O Tumblr, uma rede social que já foi extremamente popular, está prestes a passar por uma das maiores mudanças de sua história. A plataforma, que atualmente é gerida pela Automattic, anunciou que vai migrar toda a sua infraestrutura de back-end para o WordPress. Mas não se preocupe, isso não significa que o Tumblr vai se transformar em um novo WordPress.com ou que sua interface será alterada. A mudança será completamente nos bastidores, visando melhorar o desempenho e a escalabilidade da plataforma.
Essa migração, que já está sendo considerada uma das maiores da história, ainda não começou, e a Automattic está à procura de programadores especializados em PHP e SQL para ajudar nesse processo. Se você possui essas habilidades, pode ser uma ótima oportunidade de se envolver em um projeto tão significativo.
KDE Plasma solicitará doações na interface
Os projetos de código aberto muitas vezes dependem de doações para manter o desenvolvimento ativo, e o KDE Plasma não é exceção. A partir da versão 6.2 do Plasma, os usuários receberão uma notificação anual em dezembro, solicitando doações para apoiar o desenvolvimento da interface.
Você terá a opção de doar, e, independentemente da sua interação com a notificação, ela desaparecerá até o próximo ano. Se preferir, você pode desativar essas notificações completamente nas configurações, e as distribuições também podem optar por desativá-las por padrão. A equipe do KDE está ciente de que nem todos os usuários se sentirão confortáveis com esses pop-ups, mas enfatiza que as doações são vitais para o projeto.
Portanto, se você utiliza o KDE Plasma ou qualquer outro software de código aberto, considere fazer uma doação para apoiar.
Primeira Point Release do Ubuntu 24.04 e última do 22.04
Em abril deste ano, a Canonical lançou a nova LTS do Ubuntu 24.04. Agora, quase seis meses depois, a primeira point release foi finalmente disponibilizada, trazendo algumas novidades interessantes.
Embora, como é comum nas point releases, não tenhamos grandes mudanças, há algumas atualizações dignas de nota. O instalador do sistema, por exemplo, agora inclui um modo OEM, que facilita a personalização e configuração do sistema em novos dispositivos. Além disso, a loja de aplicativos do Ubuntu foi atualizada para permitir a instalação de aplicativos .deb diretamente através dela. As imagens do Ubuntu 24.04.1 para Raspberry Pi agora também utilizam a configuração inicial do GNOME.
A grande novidade é que os usuários da última LTS, a 22.04, agora podem atualizar para a nova versão diretamente pela interface gráfica, sem precisar recorrer ao terminal e arriscar quebrar o sistema no processo.
Por outro lado, a última point release do Ubuntu 22.04, que estava programada para ser lançada simultaneamente com a do 24.04.1, foi adiada para setembro. O adiamento ocorreu devido a alguns bugs na atualização da última LTS. A Canonical decidiu focar em um lançamento de cada vez para garantir uma experiência mais estável para os usuários.
Bloqueio do X no Brasil
Na última semana, o X (antigo Twitter) foi bloqueado no Brasil, e essa decisão gerou uma série de repercussões no mundo da tecnologia e do código aberto. Sem entrar no mérito político, foquemos nas consequências que esse bloqueio teve para outros projetos de código aberto.
Com o impedimento do acesso ao X, muitos usuários buscaram alternativas, seja utilizando uma VPN para acessar a rede, ou migrando para outras plataformas, como o Threads, Bluesky e Mastodon. Vale lembrar que as duas últimas são redes sociais open source, com código disponível para a comunidade.
O impacto foi notável. Por exemplo, no dia 10 de agosto, apenas 10 pessoas do Brasil haviam criado contas no Mastodon. No entanto, em 31 de agosto, esse número saltou para 4.200, tornando o português do Brasil a oitava língua mais ativa na plataforma nos últimos 30 dias. Já no Bluesky, o crescimento foi ainda maior, com dois milhões de novos usuários na última semana.
O futuro do X no Brasil ainda é incerto, e só o tempo dirá se a plataforma continuará banida e qual rede social será adotada como substituta oficial.
Drops de Notícias
Novo console: O EmuDeck, um projeto popular entre os fãs do Steam Deck, anunciou o EmuDeck Machine, um videogame com visual inspirado no Dreamcast. Este console, que está em financiamento coletivo no IndieGogo, promete ser uma evolução das Steam Machines, com duas versões de hardware e o Bazzite como sistema operacional.
Bazzite recebe melhoria na instalação: O Bazzite agora permite a instalação completa sem a necessidade de teclado, criando um usuário e senha padrão automaticamente. Essa atualização facilita instalar o sistema em consoles portáteis como o Steam Deck, ROG Ally ou Legion Go.
Novo jogo da Valve: Deadlock: A Valve está desenvolvendo um novo jogo, o Deadlock, um MOBA em terceira pessoa similar ao Smite. O jogo, que já está disponível para testes, já conta com mais de 100.000 jogadores simultâneos e pode ser jogado no Linux através do Proton. Mas para isso, você precisa receber o convite de algum jogador!
Jogo em promoção na semana: The Last Campfire, um enigmático jogo de quebra-cabeça, está com 90% de desconto no Steam, saindo por menos de 5 reais. Ele é completamente dublado e tem classificação Platina no ProtonDB, tornando-o uma ótima opção para jogadores de Linux.
Para receber mais notícias sobre o mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!