Acabou de lançar uma nova versão do Power Profiles Daemon 0.22, com melhorias significativas para a eficiência energética em desktops Linux, especialmente em dispositivos portáteis com processadores AMD, como notebooks e videogames. Para quem não está familiarizado, o power-profiles-daemon é um componente de baixo nível que gerencia o consumo de energia do computador, sendo o responsável por ajustar as opções de modo de energia no menu de Configurações Rápidas do GNOME Shell.
Principais novidades do AMD Power Profiles Daemon 0.22
Com a nova versão, o power-profiles-daemon consegue estimar o nível de bateria, permitindo que drivers de energia, ajustem o gerenciamento com base no valor atual da bateria. Essa mudança é particularmente notável para usuários de dispositivos AMD, já que o painel de controle de energia da AMD agora adota uma abordagem progressiva, ajustando o brilho da tela conforme a porcentagem restante.
Entre as melhorias específicas para o driver AMD P-State na versão 0.22, destacam-se:
- Suporte ao Core Performance Boost: Quando o modo de economia de energia não está ativado, o driver agora pode melhorar o desempenho do processador;
- Uso de frequência mínima: A frequência mínima agora é ajustada para a menor frequência não linear, otimizando ainda mais o consumo de energia;
- Maior resiliência: O driver tornou-se menos suscetível a falhas de firmware e bugs no kernel, melhorando a estabilidade geral do sistema.
Outro destaque importante é a nova capacidade do daemon de alterar as velocidades de clock do Dynamic Power Management (DPM) em GPUs AMD. Quando o modo de economia de energia está ativado, as velocidades de clock são reduzidas, diminuindo o consumo de energia e prolongando a vida útil da bateria, especialmente em laptops com configurações AMD.
Além das melhorias voltadas para dispositivos AMD, a interface de linha de comando do daemon agora permite desativar a integração com o logind e upower, oferecendo mais controle sobre como o sistema gerencia os perfis de energia. Mais uma mudança importante é a maior restrição nas configurações de bloqueio do serviço systemd, que já havia sido significativamente limitada na versão anterior. Agora, o serviço systemd também inicia mais tarde no processo de boot, evitando conflitos com o carregamento de módulos.
Uma das grandes notícias é que o Power Profiles Daemon 0.22 foi incluído no Ubuntu 24.10 “Oracular Oriole”, que será lançado no próximo mês. Isso significa que, ao instalar ou atualizar para esta versão do Ubuntu, os usuários poderão aproveitar imediatamente todas as melhorias no gerenciamento de energia, desde o primeiro uso.Fique por dentro das principais novidades do mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!