Vídeo

Archcraft – Um sistema com window manager intuitivo e muito leve!

O ambiente Linux proporciona uma grande variedade de opções relacionadas a forma como a sua área de trabalho vai se parecer e como ela vai funcionar. Ainda que algumas das interfaces mais comuns, como GNOME e KDE possam ser semelhantes ao Windows e macOS, outras, menos populares, propõem uma forma diferente de usar o computador, como fazem os window managers. Hoje você conhecerá o Archcraft, um sistema intuitivo e muito leve, que entrega uma das melhores experiências em um window manager.

O que faz do Archcraft um sistema intuitivo e leve?

Existem muitos window managers, cada qual com suas particularidades, mas também com muitas semelhanças, eles são geralmente ambientes muito leves, com janelas que podem se ordenar automaticamente e são quase totalmente focados no uso de teclado. Tecnicamente não é difícil, mas modificar um window manager, para ele ter um visual moderno, ainda que simples, e para que ele seja produtivo, é trabalhoso e pode levar um certo tempo para ser feito.

O Archcraft é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux, feita de forma artesanal. Ele tem o foco em ser minimalista, até certo ponto, sem deixar de trazer utilitários que possam facilitar a vida dos usuários, a experiência padrão mescla o Openbox com o BSPWM como interfaces para o usuário escolher a partir da tela de login, com elementos do XFCE, que compõe um ambiente relativamente leve, que pode ser rodado com cerca de 500 a 600 megabytes de RAM.

Apesar dessa ser a experiência padrão, existem algumas flavors que podem ser encontradas diretamente no site oficial, com XFCE e LXDE, ambos ambientes gráficos considerados leves para praticamente qualquer tipo de hardware. O projeto Archcraft também tem algumas ISOs premium, que você pode pagar para ter acesso, com customizações e recursos extras.

Veja o que o Archcraft oferece!

O instalador do sistema é o calamares, o mesmo do Manjaro e de vários outros sistemas, ele torna o momento da instalação muito intuitivo e oferece os recursos que você esperaria. Na tela de login, você pode trocar de Openbox para BSPWM, o que você vai curtir mais usar depende muito do seu gosto, mas a experiência padrão é com o openbox.

Ao chegar no desktop, temos um visual que não é incomum, uma barra com várias informações na parte superior e uma dock na parte de baixo. Apesar da semelhança com outros ambientes, basta começar a interagir com o sistema para perceber que, ainda que você possa clicar nas coisas, ele é pensado para que você praticamente não precise tirar as suas mãos do teclado.

Usando a tecla super e as setas você controla as janelas, podemos alternar entre os apps abertos pela dock com o atalho alt + tab, e claro, temos as áreas de trabalho virtuais, que podem ser trocadas com a tecla super os números de 1 a 5.

O menu pode ser aberto pela tecla super ou clicando no logo do Archcraft, no canto superior esquerdo, ele permite que você pesquise por aplicações, por arquivos e, também, que você troque entre as janelas abertas, além de pesquisar por comandos. Ao clicar com o botão direito no desktop, algumas opções vão aparecer, incluindo a sua lista de apps pré-instalados, que não são muitos, são utilitários básicos.

Ambientes como este também são muito focados no uso do terminal, certos aplicativos, como o player de música são programas com CLI. O terminal padrão é o Alacritty, feito em Rust, que pode ser acelerado por GPU, e o Shell padrão é ZSH, ao invés do BASH.

Nesta altura você pode estar se perguntando se usar um ambiente leve, focado em gestão de janelas, pode ser melhor em termos de desempenho. Assista ao vídeo até o final para saber o resultado que o Archcraft apresentou em nosso laptop de testes e conhecer mais sobre esta distro, que apresenta uma proposta incomum e é, ainda assim, um sistema intuitivo e muito leve. Também confira nossa planilha de benchmarks, para saber melhor como o Archcraft se posiciona diante dos demais sistemas operacionais que já testamos por aqui.

Você utiliza ou já utilizou algum sistema operacional com interface baseada em algum window manager? Conte-nos nos comentários e interaja com a comunidade do fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!